COIMBRA,16 de Janeiro de 2025

Hospital de Cantanhede melhora certificação internacional de “Amigo do Idoso”

27 de Dezembro 2024 Rádio Regional do Centro: Hospital de Cantanhede melhora certificação internacional de “Amigo do Idoso”

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, obteve o segundo nível de certificação internacional de “Sistema de Saúde Amigo do Idoso”.

Após ter sido a primeira instituição portuguesa e a segunda da Europa a integrar a lista internacional de “Sistemas de Saúde Amigos dos Idoso”, esta unidade da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra obteve, agora, o segundo nível de certificação do Institute for Healthcare Improvement (IHI) subindo o seu grau de “Participante” para “Comprometido com a Excelência no Cuidado”.

Nos últimos três meses, a equipa responsável pelo projecto “Hospital Amigo dos Mais Velhos” monitorizou, recolheu dados e respectivos resultados das práticas “amigas do idoso”, aplicadas aos utentes internados no HAJC, baseadas na prestação de cuidados de alta qualidade, conhecidas como os 4Ms: Motivação, Medicação, estado Mental e Mobilidade.

“A população servida pela ULS de Coimbra é caracterizada por um índice de envelhecimento superior ao nacional, acrescendo que estudos recentes mostram que a população com mais de 65 anos deve duplicar nos próximos 30 anos. É um importante elemento demográfico, para o qual os sistemas de saúde devem encontrar respostas”, destaca Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando: “na ULS de Coimbra temos procurado criar práticas de prestação de cuidados aos mais velhos que sejam baseadas em evidências científicas e na humanização de cuidados e esta certificação é o reconhecimento do trabalho que tem sido feito nesta área. Estamos muito orgulhosos”. “Nesta linha, em parceria com os municípios, estamos a preparar um importante programa de resposta ao desafio que o envelhecimento nos coloca, que inclui o alargamento das equipas comunitárias de cuidados continuados integrados (mais 80 vagas), a constituição de cinco unidades de avaliação em proximidade em oftalmologia, cinco unidades de avaliação de audiologia e reabilitação vestibular, cinco unidade de tratamento de feridas complexas e cinco unidades de dia e promoção da autonomia”.

Com o objectivo de abraçar o desafio de criar essas evidências e gerar Sistemas de Saúde Amigos do Idoso, a Age-Friendly Health Systems é uma iniciativa da Fundação John A. Hartford e do IHI, em parceria com a American Hospital Association (AHA) e a Catholic Health Association of the United States, entidades às quais o Hospital de Cantanhede se associou, tornando-se na segunda instituição europeia a aplicar e obter certificação pela IHI por ter “desenvolvido com sucesso planos para implementar os 4Ms”.

Estes sistemas de saúde, pioneiros mundialmente, trabalham com o IHI para testar ideias e aprender o que é preciso para ser um Sistema de Saúde Amigo do Idoso. O 4Ms Framework for Age-Friendly Care daí resultante é baseado em evidências e pode ser colocado em prática de forma confiável em ambientes de saúde.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM