A autarca da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio (PSD), foi hoje eleita, por unanimidade, a nova presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).
No primeiro conselho intermunicipal, que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal, Helena Teodósio foi eleita presidente da CIMRC, depois de já ter sido vice no anterior mandato, sucedendo a Emílio Torrão (PS), antigo presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, que concluiu o seu terceiro e último mandato à frente daquele Município.
A presidente da Câmara de Cantanhede será acompanhada pelos vice-presidentes Luís Paulo Costa (PSD, presidente da Câmara de Arganil) e Ricardo Cruz (PS, presidente da Câmara de Tábua).
A lista, a única a votação, foi apresentada pela nova presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, que assumiu a condução dos trabalhos até à eleição dos órgãos da CIMRC.
Posteriormente, foi também aprovada por unanimidade a proposta de manter Jorge Brito como secretário executivo da CIMRC.
Helena Teodósio realçou a “dedicação inexcedível” de Jorge Brito, antevendo um mandato “de grande luta” e cheio de desafios.
“Vamos ter anos desafiantes, mas também estimulantes”, notou o secretário executivo.
Durante a sua intervenção, Helena Teodósio considerou que os municípios têm de trabalhar em conjunto e “não duplicar situações”, potenciando aquilo que cada concelho tem.
A nova presidente da CIMRC considerou que este mandato terá “grandes desafios”, apontando para questões como o aproveitamento de fundos comunitários, a habitação e os transportes, mas também lutar por uma lei das finanças locais que corrija assimetrias que existem de momento.
Ao longo da primeira reunião do conselho intermunicipal, que decorreu de forma rápida, alguns autarcas apelaram a uma CIM coesa e unida em prol dos interesses da região.
Na CIMRC, há nove municípios do PSD (sozinho ou em coligação), seis do PS e quatro eleitos por movimentos independentes.
Apesar de o PSD ter uma maioria relativa dos presidentes de Câmara, o PS contava com um maior número de eleitores nos seis municípios conquistados, o que poderia antever alguma disputa pela liderança da CIM (para eleição do presidente, é necessária a maioria dos municípios e dos eleitores da região).
Nesse contexto, a presidente da Câmara de Coimbra, eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), chegou a admitir ao jornal As Beiras que estava a ponderar uma candidatura à liderança da CIM.
Após a eleição de Helena Teodósio, Ana Abrunhosa sublinhou a importância do trabalho da CIMRC, reafirmando a necessidade de se avançar para “uma região metropolitana nos transportes”.
A nova autarca de Coimbra acabou por ausentar-se do conselho intermunicipal pouco antes de o mesmo acabar, não tendo marcado presença na fotografia de grupo com os presidentes de Câmara da CIM.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM