COIMBRA,13 de Junho de 2024

Há Música No Jardim! assinala em 2024 a sua 11ª. edição

27 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Há Música No Jardim! assinala em 2024 a sua 11ª. edição

HÁ MÚSICA NO JARDIM! assinala em 2024 a sua 11a edição. Desde 2014 que o ciclo de concertos acontece, ininterruptamente, no espaço ao ar livre do anfiteatro localizado no aprazível jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra. Com organização e produção do Clube Residencial Cidade Jardim, o cartaz de 2024 apresenta, como é sua tradição, distintas sonoridades para um público diverso. Cinco espectáculos, cinco sábados de Junho, sempre às 18h00. Entrada livre.
Abertura no dia 1 de Junho com João Afonso e Rogério Pires que apresentam o projecto Buganvília. Um encontro entre dois Amigos, que cruzam universos musicais partilhados numa empatia única. A marca autoral de ambos e a comum valorização da palavra cantada tornam-se mais nítidas no formato intimista deste concerto: apenas vozes e guitarras. A língua portuguesa ganha nova expressão, cor e emoção com as composições próprias de João Afonso e alguns dos temas mais emblemáticos do seu tio José Afonso.

A 8 de Junho acolhemos a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra, constituída por alunos das classes avançadas de madeiras, metais e percussão. Sob a direção do professor José Pedro Figueiredo, cada um dos quase 70 jovens instrumentistas constrói competências de execução em contexto de orquestra, fundindo o timbre do seu instrumento numa cor orquestral global ou revelando a sua individualidade. Com a Orquestra vão estar o Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, o Coro do Secundário e o Coro do 3o ciclo do CMC para interpretarem temas relacionados com a temática da liberdade.

Recital de piano a 15 de Junho com uma promessa de futuro, Máximo. Com 20 anos publicou em Março de 2023 o primeiro álbum “Greatest Hits”. Um disco que engloba 12 títulos. Dez anos da vida do pianista e músicas que compôs como reflexo daquilo que ia acontecendo à sua volta. Estudou piano clássico e composição no Conservatório de Lisboa até aos 18 anos. Nos últimos dois anos está a estudar composição de jazz, em Roterdão. O pianista descreve que o jazz foi sempre algo que foi aprendendo sozinho em casa: “É uma paixão que tenho desde muito cedo. Gosto de jazz e de música clássica, mas gosto de muitos outros géneros de música. Este álbum tem todas essas influências e passados estes anos percebo as diferentes influências”. E acrescenta: “Nos meus concertos gosto de improvisar. É uma espécie de híbrido entre a composição, a performance e a interpretação. Está tudo misturado”. Em 2024, o pianista e compositor português vai lançar um novo EP, ainda em processo criativo, um álbum dedicado ao planeta terra e às questões climáticas.

Serenata Coimbrã, pela associação Ecos do Passado, celebra a Despedida da Primavera, no dia 22. Performance cultural de apresentação de música de raiz Coimbrã que evoca tradições académicas e populares associadas a esse universo musical, apresentando em simultâneo compositores e intérpretes da música instrumental e vocal de raiz Coimbrã da actualidade. Às vozes e ao som dos instrumentos junta-se uma componente cénica, com a presença de figuras representativas da vida académica e da vida popular e etnográfica da cidade, permitindo ao público experienciar a ambiência das emocionantes Serenatas.

A 29 de Junho, encerramos o ciclo de concertos HMNJ! com Joana Alegre, acompanhada por Vicente Palma. Cantautora entre as fronteiras do folk, art-rock e baroque pop, Joana Alegre fez formação Clássica e Jazz. Estudou em Portugal, na Orquestra de Câmara do Colégio Moderno, na Academia Duarte Costa e na Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Club. Aventurou-se lá fora, primeiro numa escola de verão em Itália da New School For Jazz and Contemporary Music (Nova Iorque), e depois na Meredith Monk House Foundation, já em Nova Iorque, onde viria a viver uma temporada prosseguindo a sua formação através de aulas e masterclasses. O seu primeiro disco, “Joan & The White Harts”, foi editado em 2016, e os temas ‘Vast’ e ‘Cavalos Brancos’ foram semifinalistas no International Songwriting Contest, nos EUA, em 2016 e 2019. Em 2019/20, os temas ‘Diviner’ e ‘FullHearted’, este último como theme song, integraram a produção finlandesa “BIG vs SMALL”, filme multipremiado no percurso em festivais de cinema documental pelo mundo, chegando às grandes cadeias televisivas internacionais Odisseia e Discovery Channel. Neste período, Joana Alegre participou no The Voice Portugal, conquistando o 3o lugar, e foi finalista do Festival da Canção 2021 com ‘Joana do Mar’. No mesmo ano lançou o aclamado segundo disco de originais, “Centro“, produzido por Luísa Sobral e eleito pela Revista Blitz como um dos Melhores Álbuns do Ano. Assinou ainda a curadoria do espetáculo “Um Só Dia – Homenagem à Poesia Cantada de Manuel Alegre”, com Direção Musical de André Santos, juntando grandes nomes como Agir, Ana Bacalhau, Rita Redshoes, Tiago Bettencourt, Paulo de Carvalho, Milhanas, Camané, Maria Ana Bobone, Cristina Branco e Jorge Palma, num ciclo de concertos por algumas das mais prestigiadas salas do país. O espetáculo inaugural, transmitido pela RTP, realizou-se a 5 de Outubro de 2, no esgotado Teatro São Luiz, em Lisboa, com as participações especiais de Maria
Bethânia e Carlão.
Com um vasto repertório, os seus concertos são uma experiência única, entre o universo poético, que explora e vai musicando, e a força dos arranjos característicos da sua sonoridade, à qual junta o timbre ímpar da sua voz. Enquanto toca pelo país prepara o terceiro álbum de originais, “Luas”, a editar em 2024. Joana Alegre descreve aquele que será o seu próximo disco de estúdio como “um álbum mais feminino, selvagem e visceral e que explora a consolidação de uma sonoridade baroque pop mais electrónica”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM