COIMBRA,4 de Março de 2024

Guimarães apresenta em Coimbra estátua de D. Afonso Henriques que vai para Espanha

13 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Guimarães apresenta em Coimbra estátua de D. Afonso Henriques que vai para Espanha

A nova escultura de D. Afonso Henriques foi publicamente apresentada esta quarta-feira em Coimbra, numa cerimónia que decorreu na Praça das Cortes.

Trata-se de uma obra da autoria do escultor Dinis Ribeiro e do arquitecto Abel Cardoso, que retrata o rei na puberdade, prestes a tornar-se cavaleiro.

A escultura, que tem seis metros de altura e pesa cerca de 15 toneladas, foi apresentada na cidade que D. Afonso Henriques escolheu como capital de Portugal em 1131, Coimbra, e vai seguir depois para Zamora (Espanha), onde o primeiro rei de Portugal se armou cavaleiro em 1125, para ser inaugurada no final do mês de Abril. A iniciativa foi coorganizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Grã Ordem Afonsina.

A nova estátua de D. Afonso Henriques, da autoria do escultor vimaranense Dinis Ribeiro, é uma representação inédita desta figura emblemática de Portugal. Dinis Ribeiro explicou que a obra retrata o primeiro rei de Portugal na puberdade, quando este está prestes a tornar-se cavaleiro.

A obra vai fazer precisamente o mesmo itinerário do primeiro rei de Portugal. Foi criada em Guimarães, apresentada publicamente em Coimbra (onde o rei criou a sua corte durante o seu percurso de conquista territorial de norte para sul) e segue agora para Zamora, onde o rei se armou cavaleiro em 1125 (na Catedral de Zamora).

A obra de arte tem o seu conjunto escultórico constituído por uma estátua e um pedestal, ambos representados por três elementos: o tronco em granito amarelo de Guimarães, o rosto de mármore e o cabelo de granito preto do Alentejo como símbolo da juventude de D. Afonso Henriques. Também nesses três elementos está constituída a figura do jovem monarca, com três dimensões humanas: a dimensão física, intelectual e espiritual, para além dos elementos de pedra desta constituição terem um sentido geográfico que começam do norte e terminam no sul. O pedestal tem como base o granito azul de São Torcato -uma referência clara ao Martírio de São Torcato, Santo Mártir cuja devoção nortenha é muito expressiva.

A utilização do mármore lioz assume uma ligação artística à estátua de D. Afonso Henriques, de Soares dos Reis, colocada em Guimarães em 20 de Outubro de 1887, cujo pedestal foi construído justamente em mármore lioz. O betão armado como terceiro elemento simboliza a contemporaneidade da obra de arte como a vida e obra do rei homenageado. Como referência de tradição das estátuas, o plinto volta também a ser concebido por um arquiteto, neste caso, o vimaranense Abel Cardoso, seguindo a linha de continuidade da tradição estatuária.

A apresentação da escultura de Dinis Ribeiro, em Coimbra, contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Direcção da Grã Ordem Afonsina, Florentino Cardoso, bem como do esculturo Dinis Ribeiro e do arquitecto Abel Cardoso.

Na cerimónia (que decorreu junto à Sala D. Afonso Henriques), que contou também com o momento musical da responsabilidade do Fado ao Centro, José Manuel Silva reforçou a intenção de Coimbra vir a ter uma estátua definitiva que represente D. Afonso Henriques. O objectivo passa por homenagear D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, promovendo também o concelho de Coimbra como antiga capital do reino. Uma aposta do Executivo municipal em desenvolver e reestruturar a oferta turística municipal em torno deste facto histórico e do Património Mundial da Humanidade.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra atribuiu, em Outubro de 2021, o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, a segunda maior sala deste centro cultural e de congressos gerido pelo Município.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM