COIMBRA,16 de Abril de 2024

Góis: Feira dos Santos, do Mel e da Castanha nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro

25 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Góis: Feira dos Santos, do Mel e da Castanha nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro

A edição de 2022 da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha vai realizar-se no formato idealizado no novo mandato, centrando a maioria das iniciativas no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, na sua área envolvente e também no Parque do Cerejal, junto ao ex-líbris natural de Góis, o Rio Ceira.

A Feira é uma organização do Município de Góis, que conta com a inestimável colaboração de distintos parceiros: o Agrupamento de Escolas de Góis, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis, o CLDS 4G Góis Solidário I + Inclusivo, Inovador e Impulsionador, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o NFIT Project de Góis, o Grupo Voluntariado de Góis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” e o Rancho Folclórico “Serra do Ceira”.

Música, artesanato, tradição, etnografia, gastronomia – show cooking, animação de rua, desporto, cultura, actividades infantis, pinturas faciais e o tradicional magusto vão preencher os três dias do certame.

Este certame realizou-se pela primeira vez no dia 1 de Novembro de 1957, no Parque do Castelo, na zona antiga da vila de Góis. Associada ao costume da matança do porco, a feira viria a tornar-se num convívio tradicional, de reunião das famílias.

Ao longo dos anos, este evento tem vindo a promover as potencialidades do concelho, divulgando os produtos da região, que já se encontram entre nós desde tempos imemoriais.

Produtos nossos muito valorizados no certame, actualmente, são o Mel e a Castanha, que, em tempos, passaram a fazer parte do nome da feira como conhecemos hoje, tal o seu protagonismo.

𝕱𝖊𝖎𝖗𝖆 𝖉𝖔𝖘 𝕾𝖆𝖓𝖙𝖔𝖘, 𝖉𝖔 𝕸𝖊𝖑 𝖊 𝖉𝖆 𝕮𝖆𝖘𝖙𝖆𝖓𝖍𝖆

Edição 2022 | 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro

 

30 𝖉𝖊 𝖔𝖚𝖙𝖚𝖇𝖗𝖔 (𝖉𝖔𝖒𝖎𝖓𝖌𝖔)

09h30 Caminhada “Outubro Rosa” – Vila de Góis* [Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo Voluntariado de Góis] com Ponto de encontro no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. Para mais informações contactar: e. correio@cm-gois.pt – t. 235 770 110.

09h30 NFIT for Kids [Actividade dinamizada pelo NFIT Project Góis, destinada à população infantil] no Parque do Cerejal. Para mais informações contactar: n.fit.program@gmail.com – t. 912 449 911.

10h00 Abertura da feira no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

10h00 Arruada com o “Grupo de Concertinas das Cortes” na Vila de Góis.

15h00 Actuação de “Tiroliro – Grupo de Cavaquinhos da Aposenior” [Universidade Sénior de Coimbra] no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

15h00 Animação infantil: insuflável e pinturas faciais no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

21h00 Actuação da Brass Band “Folhas de Pêssego” no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

 

31 𝖉𝖊 𝖔𝖚𝖙𝖚𝖇𝖗𝖔 (𝖘𝖊𝖌𝖚𝖓𝖉𝖆-𝖋𝖊𝖎𝖗𝖆)

15h00 Abertura da feira no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

15h30 Cores de Outono [Actividade destinada à população sénior, dinamizada pelo CLDS 4G Góis] no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

21h30 Concerto do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra [Projeto da CIM RC “40 Anos, 40 Concertos, 19 Personalidades Femininas na Região de Coimbra” – Góis – Homenagem a Alice Sande] na Casa da Cultura de Góis.

 

01 𝖉𝖊 𝖓𝖔𝖛𝖊𝖒𝖇𝖗𝖔 (𝖙𝖊𝖗ç𝖆-𝖋𝖊𝖎𝖗𝖆)

08h00 Mercado Municipal na Av. Luís de Camões (nas proximidades do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal),

09h00 XIX Torneio da Malha Inter-Coletividades* no Parque de Lazer do Baião com inscrição obrigatória. Mais informações através do t. 235770116 ou e. gimnodesportivo@cm-gois.pt. Entrega de prémios.

10h00 Abertura da feira noPavilhão Gimnodesportivo Municipal.

10h00 Arruada com o “Grupo de Concertinas das Cortes” na Vila de Góis

16h00 Showcooking “Gamelinhas” com Chef Pasteleiro António José Martins (Pastelaria/Padaria Kentidoce). Integrado na Rota dos Mercados Municipais e Locais de produtos agroalimentares locais | CIMRC no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

17h00 Actuação do Rancho Folclórico “Serra do Ceira” no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

18h00 Magusto Tradicional na área envolvente do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

19h00 Encerramento da Feira.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM