O Município de Góis vai desenvolver um projecto de apoio social e cultural às pessoas mais idosas que residem sozinhas em locais mais isolados, envolvendo várias entidades do concelho.
O projecto Aproximar pretende responder ao envelhecimento acentuado e isolamento de parte da população, especialmente em zonas mais remotas e com menor acesso a recursos sociais e culturais.
“A ideia é estarmos mais próximos das pessoas e desenvolvermos um conjunto de acções que lhes preste apoio, as façam felizes e mitiguem o facto de estarem sozinhas”, refere o presidente da Câmara, Rui Sampaio.
Nesta fase inicial, as aldeias seleccionadas tiveram como critérios o isolamento geográfico, o envelhecimento da população e a escassez de actividades.
Segundo o autarca, este projecto complementa o Radar Social e, até ao final do ano, vai abranger cerca de duas dezenas de pessoas das localidades de Malhada e Carvalhal do Sapo, na União de Freguesia de Cadafaz e Colmeal.
“Depois, no início do próximo ano, vamos estender o projecto a outras aldeias, cujo diagnóstico está a ser feito”, adiantou Rui Sampaio.
As actividades a realizar vão envolver, além de técnicos do município, elementos do Centro de Saúde, dos Bombeiros Voluntário, das Juntas de Freguesia, GNR, instituições particulares de solidariedade social e associações e comissões de melhoramentos.
“Este projecto tem a missão de criar condições para promover um envelhecimento activo, digno e saudável, contribuindo para a criação de um território mais próximo, inclusivo e participativo”, sustentou o presidente da Câmara de Góis.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM