Foi a 1 de Janeiro de 1895 que o primeiro sócio, Pedro Augusto Ferreira, hasteou a Bandeira Nacional, um gesto simbólico que assinalou a fundação do clube, na altura Club Gimnástico Velocipédico Figueirense (CGV) na primeira sede – Rua Tenente Valadim.
A actividade do clube teve lugar logo no mês de Janeiro com o início das classes de ginástica para adultos (todas as quartas e sábados), a cargo de Manuel Guerra (1846-1920) um dos sócios fundadores. Pouco tempo depois, foi também criada uma classe infantil (de ginástica) que ficou a cargo de Pedro Augusto Ferreira. Nos finais de 1896 o Clube possuía já cinco secções: Ginástica, Velocipedia, Esgrima, Tiro, Dança e Dramática.
Os primeiros estatutos do clube foram elaborados em 1896, por uma comissão composta por Manuel Gonçalves Santiago, Pedro Augusto Ferreira, Dr. Filipe Nery da Silva Pinto, Henrique de Barros, José Camolino de Sousa e José Carlos da Silva Pinto, tendo sido aprovados em Outubro do mesmo ano. É de salientar que se devem a estes Estatutos a nova designação do clube: Ginásio Clube Figueirense.
Para celebrar os 128 anos, o Ginásio Clube Figueirense vai realizar, domingo (1), no Pavilhão Galamba Marques, a cerimónia comemorativa que tem início com o Hastear da Bandeira, pelas 12h00. Durante este dia realiza-se a apresentação do calendário para 2023, que também celebra 60 anos, do boletim informativo do ginásio e o lançamento do número 12 da 6.ª série da revista anual “Vai d’arrinca!…”
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM