No passado dia 4 de Outubro, mais de 50 especialistas participaram numa visita de campo ao concelho da Pampilhosa da Serra, onde puderam observar de perto os trabalhos de gestão florestal conduzidos pela FlorestGal em áreas de pinhal-bravo. Esta acção, co-organizada pelo Centro PINUS, o Centro de Competências de Pinheiro-Bravo e a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, contou com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
A visita centrou-se em áreas afectadas pelos incêndios de 2017, onde a regeneração da paisagem foi escassa e desprovida de gestão. No entanto, os baldios da Pampilhosa da Serra e Pessegueiro destacam-se como uma excepção. Em 2022, foi celebrado um contrato de cessão de exploração com a FlorestGal, que, através de um investimento público, conseguiu proteger os recursos naturais, reduzir significativamente o risco de incêndio e criar um modelo sustentável de exploração do pinhal-bravo.
A gestão florestal implementada nos baldios da Pampilhosa da Serra e Pessegueiro não só reduziu a vegetação combustível, como diversificou a ocupação florestal, com a plantação de 21 hectares de folhosas e uma área semelhante de Pseudotsuga. Estas acções aumentam a resiliência da paisagem em caso de futuros incêndios.
Durante a visita, o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, destacou o exemplo positivo do projecto, afirmando o seu compromisso em simplificar o acesso aos instrumentos de financiamento para futuras iniciativas de gestão florestal sustentável.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM