COIMBRA,25 de Outubro de 2026

Fundo Coimbra Viva quer avançar em 2027 com reabilitação de prédios na Baixa

4 de Setembro 2026 Rádio Regional do Centro: Fundo Coimbra Viva quer avançar em 2027 com reabilitação de prédios na Baixa

O fundo Coimbra Viva, detido maioritariamente pelo Município de Coimbra, pretende avançar em 2027 com a reabilitação de um conjunto de dez parcelas na Rua Direita, na Baixa da cidade, num investimento estimado em 2,8 milhões de euros. 

A gestora do Coimbra Viva, Susana Tavares, disse à agência Lusa que o projecto de arquitectura já está aprovado e o fundo espera submeter ainda este ano os projectos de especialidades, com o objectivo de obter o alvará de construção até ao final do primeiro trimestre de 2027. 

A conclusão do projecto de execução está prevista até final de Junho, seguindo-se consultas ao mercado para que a empreitada possa arrancar ainda no próximo ano. 

A intervenção abrange dez prédios urbanos correspondentes a seis edifícios da Rua Direita e prevê a criação de oito habitações, entre T1 e T3, e de um espaço destinado a serviços ou restauração.  

Esta obra terá uma execução complexa devido às dificuldades de acesso e de instalação do estaleiro, à necessidade de preservação das fachadas e aos trabalhos arqueológicos exigidos numa intervenção em pleno centro histórico, próximo da Praça 8 de Maio.  

O fundo tem também em preparação uma intervenção na Rua João Cabreira, junto à Via Central, onde os projectos de arquitectura e especialidades já estão aprovados.  

A empreitada, estimada em cerca de 2,6 milhões de euros, prevê três espaços comerciais e 11 fracções habitacionais, estando igualmente prevista para 2027. O processo sofreu atrasos devido à necessidade de ampliar os trabalhos arqueológicos. 

Para financiar estas duas intervenções, o Coimbra Viva pretende recorrer, se possível, ao IFRRU 2030 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana, mantendo como alternativa o recurso a financiamento bancário. 

Susana Tavares lamentou a ausência, até ao momento, de uma diferenciação positiva naquele instrumento para projectos de reabilitação em centros históricos, atendendo à maior complexidade deste tipo de intervenções.  

As habitações previstas para os dois projectos não serão disponibilizadas a custos controlados, procurando o fundo assegurar a viabilidade económica dos investimentos sem uma estratégia de carácter especulativo.  

Criado em 2011 para intervir numa área delimitada da Baixa de Coimbra, o fundo tem como participantes institucionais a Câmara Municipal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), sendo gerido pela sociedade privada FundBox.  

Além das intervenções nas ruas Direita e João Cabreira, o Coimbra Viva é responsável por uma residência de estudantes na Baixa, cuja empreitada já está em curso.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM