COIMBRA,8 de Novembro de 2024

Formação disponível em Coimbra é atractiva para investidores

10 de Outubro 2024 Rádio Regional do Centro: Formação disponível em Coimbra é atractiva para investidores

O concelho de Coimbra tem o talento, alicerçado na formação de qualidade oferecida pela cidade, e a infra-estrutura necessários para captar a atenção dos investidores.

Decorreu esta quinta-feira a sessão oficial de abertura do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS), que contou com a presença da organização, liderada pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque.

Seguiram-se o painel Coimbra IS Tech, dedicado ao cluster da Tecnologia, a intervenção da keynote speaker Philomène Dias, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e o painel dedicado ao tema do Investimento.

O painel dedicado ao cluster Tech evidenciou uma ideia que tem vindo a cruzar todos os momentos do Coimbra IS: o concelho de Coimbra tem o talento, alicerçado na formação de qualidade oferecida pela cidade, e a infra-estrutura necessários para captar a atenção dos investidores.

António Lagartixo, da Deloitte, sublinhou no painel Tech a importância das universidades na formação, o que motivou a abertura de um escritório em Coimbra da Deloitte, em Outubro de 2023, “englobada numa estratégia de globalização”. “A partir de Portugal, trabalhamos para mais de 70 países, numa operação multinacional. Portugal é um país pequeno, com pouca capacidade financeira e escala pequena. Não iríamos apostar em Portugal se não valesse a pena, e é nesse contexto que está a nossa actuação em Coimbra”, afirmou.

Mas a educação de qualidade que Coimbra oferece começa “mesmo antes de [as crianças] entrarem num curso do Ensino Superior e nas empresas”, afirmou Filipa Cunha, que há cerca de um ano está à frente do TUMO Coimbra, o primeiro da Península Ibérica, que oferece ensino não-formal tecnológico em várias áreas para jovens, e foi avaliada recentemente como um dos melhores centros TUMO do mundo. “Precisamos de curiosidade e de mudar o sistema de ensino para conseguir incentivar a criatividade e autonomia dos jovens, que estão a ser formados para as notas”, garantiu. “Não é bom preparar alunos com medo da tecnologia”, afirmou Filipa Cunha, aludindo ao tema da Inteligência Artificial.

Na mesma linha, Paulo Marques, da Feedzai, o único unicórnio português e que tem sede em Coimbra, defende que é fundamental motivar os jovens com base nessa criatividade. “A forma como olhamos para o mundo e para as oportunidades é o que faz realmente a diferença: o entusiasmo, os standards elevados, o querer fazer melhor e ter jovens que acreditam que são capazes de o fazer”, declarou. “Muitas vezes o problema não está no conhecimento em si: o que importa é o que se faz com o conhecimento, as oportunidades [que se tem] e como se põe o conhecimento em acção”, acrescentou.

“Vemos que há acima de tudo um factor importante na Europa, a relação entre activos territoriais, as políticas públicas em torno desses activos e o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, factores que vão influenciar o aparecimento de empresas de alto valor”, defende Jorge Portugal, da COTEC Portugal, e que Coimbra possui. “Coimbra está a mostrar que tem uma nova ambição, e eu diria que é que Coimbra quer ser diferente do que mostrou no seu passado recente”, disse Jorge Portugal.

Philomène Dias, directora do Departamento de Angariação de Investimento Directo Estrangeiro da AICEP e keynote speaker desta manhã, sublinhou que talento e infra-estrutura são indissociáveis do sucesso das empresas, em linha com as novas tendências de investimento na União Europeia, centradas na I&D e serviços. “Existe capital de confiança: Portugal está no radar”, asseverou.

Investimento na inovação, no digital, boa relação com as empresas locais e suas cadeias e garantia de um fast track são igualmente importantes para a captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE), garantiu. “A transição que está a acontecer nas empresas – económica, digital, energética – obriga-as a renovarem-se constantemente”, afirma, evidenciando a importância de uma ação proactiva nos sectores da mobilidade eléctrica, indústrias verdes e economia digital, e noutras como a aeronáutica, o espaço e a defesa, as TIC, ciências da vida e a indústria de alta tecnologia e precisão, com muitas empresas destas áreas já instaladas no concelho de Coimbra e presentes no Coimbra IS.

O painel Coimbra IS – Funding, segundo painel da manhã, contou com a presença de João Fonseca Santos (Banco Europeu de Investimento), de Gonçalo Regalado (Millenium BCP), de Isabel Duarte Lima (HCapital) e de Nuno Mota (Banco Português de Fomento). A moderação esteve a cargo de Miguel Alves (Fundo Europeu de Investimento).

Entre os contributos para ligar as empresas de Coimbra às entidades de investimento, em consonância, os oradores do painel Funding reforçaram que a competitividade da região Centro assenta na convergência, criando uma união das empresas de toda a região em clusters fortes e relevantes. Outras ideias deixadas que contribuem para este trabalho de convergência são, por exemplo, a criação de regiões de turismo e de espaços de integração, que permitam que o conhecimento e know how gerados nas universidades seja posto à disposição das empresas.

O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM