COIMBRA,13 de Junho de 2024

Fora dos Eixos leva programação cultural a freguesias fora do centro de Coimbra

26 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Fora dos Eixos leva programação cultural a freguesias fora do centro de Coimbra

O Jazz ao Centro Clube organiza nova edição de Fora dos Eixos, programa que este ano cresce e chega a cinco freguesias suburbanas e rurais da zona norte de Coimbra, com propostas de concertos, residências e oficinas.

Até Novembro, o Fora dos Eixos vai andar a percorrer os territórios do norte de Coimbra, numa programação que vai ocupar espaços públicos de cinco freguesias e uniões de freguesias daquela zona do concelho, foi anunciado pelo Jazz ao Centro Clube (JACC).

O programa inclui actividades na Freguesia de Brasfemes, União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, União de Freguesias de Souselas e Botão, e União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos.

Entre as propostas do programa, está o regresso do músico João Firmino à sua freguesia, Brasfemes, com a banda que “lidera”, os Cassete Pirata (concerto em 4 de Julho), e um projecto em que se vai resgatar o instrumento tradicional guitarrinho e o repertório mais antigo da centenária Tuna Souselense, num trabalho com o Museu da Música de Coimbra, disse à agência Lusa o director do JACC, José Miguel Pereira.

Uma residência do guitarrista Marcelo dos Reis e do fotógrafo Hélio Gomes num lar de Cioga do Campo (Trouxemil) ou uma festa de dois dias no Bairro da Relvinha, em 9 e 10 de Junho, para promover a diversidade da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, com vários artistas de países lusófonos que residem naquele território, são outros dos desafios lançados pelo Fora dos Eixos.

O programa irá também a todas as escolas básicas do território abrangido, estando já confirmada a actuação do compositor e contrabaixista Miguel Calhaz nas escolas de Trouxemil (5 de Junho) e Adémia (13 e 20 de Junho).

José Miguel Pereira realçou que as cinco freguesias envolvidas no programa representam um “território onde vivem 30 mil pessoas”, sendo importante assegurar programação cultural nesses territórios, num projecto que foi desenhado em conjunto com as juntas de freguesia e coletividades locais.

“A chave para perceber o Fora dos Eixos é a parceria real que existe no desenho do programa artístico com as Juntas. É uma lógica de trabalho colaborativa e conjunta e esperamos que possam surgir frutos desse trabalho”, realçou o responsável, referindo que estão previstas mais de 30 actividades entre Maio e Novembro.

Para além da utilização de largos e praças nas várias localidades, serão também utilizados alguns espaços que não são muito visitados pela população, aclarou José Miguel Pereira.

Várias das actividades ainda não têm datas confirmadas, mas é possível consultar toda a programação em www.jazzaocentroclube.pt (as apresentações públicas fruto de residências artísticas serão divulgadas futuramente).

O programa Fora dos Eixos é desenhado pelo JACC, contando com financiamento tripartido, em que participam as próprias juntas de freguesia envolvidas, a Câmara Municipal de Coimbra e a Direcção-Geral das Artes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM