COIMBRA,4 de Março de 2024

FMUC recebe ciclo de conversas sobre plantas medicinais “ScienTEAfic Talks”

21 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: FMUC recebe ciclo de conversas sobre plantas medicinais “ScienTEAfic Talks”

O Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) promove, a partir desta semana, um ciclo de conversas, com a intervenção de professores e investigadores da UC e médicos do CHUC, sobre plantas medicinais. A primeira tertúlia deste ciclo, intitulado “ScienTEAfic Talks”, vai ser dedicada à planta do Café (Coffea arabica L.), à Papoila-dormideira (Papaver somniferum L.) e ao Teixo-do-Pacífico (Taxus brevifolia Nutt.), e decorre na quarta-feira, 22, pelas 16h00, no átrio do piso 0 do iCBR (FMUC / Pólo III da UC, com a participação de Helena Freitas, Manuel Santos Rosa e Teresa Cruz.

“Inspirados no trabalho do professor Júlio de Sacadura Botte – docente da FMUC no século XIX, que, reconhecendo a importância de os alunos estudantes conhecerem as espécies na origem de vários medicamentos, mandou organizar um herbário de plantas medicinais constituído por 998 exemplares – decidimos criar um ciclo de conversas sobre plantas medicinais e medicamentos bem conhecidos que foram desenvolvidos com moléculas isoladas de plantas” explicam as investigadoras do iCBR responsáveis da organização das ScienTEAfic Talks, Laura Mendonça, Carla Varela e Célia Cabral,. “Estas sessões pretendem aproximar o público da ciência e, neste caso, em particular, melhorar a literacia em saúde no contexto do conhecimento das plantas medicinais que estiveram na origem do desenvolvimento de alguns medicamentos” acrescentam.

Este ciclo será composto por quatro sessões, agendadas para o início de cada estação do ano ao longo de 2023: Spring Session, Summer Session, Autumn Session e Winter Session. No início da sessão desta quarta-feira será inaugurada, também no átrio do piso 0 do iCBR, a exposição “De onde vêm os medicamentos? 12 exemplos de plantas bem-sucedidas”.

A Summer Session (21 de Junho) vai ser sobre a Beladona (Atropa bella-donna L.), o Meimendro-negro(Hyoscyamus niger L. e a Dedaleira (Digitalis purpurea L.) – com as intervenções de Andreia Rosa, Henrique Girão e Lígia Salgueiro. A Autumn Session (20 de Setembro) vai abordar o Canábis ou Cânhamo(Cannabis sativa L.), a Campainha-branca (Galanthus woronowii Losinsk.  e o Salgueiro-branco (Salix alba L.) – tendo como participantes Ana Dias, Filipe Palavra e Miguel Castelo-Branco. E, por fim, a Winter Session (20 de Dezembro) vai ter em foco o Açafrão-do-prado (Colchicum autumnale L.), o Cardo-mariano(Silybum marianum (L.) Gaertn. ) e a Consolda (Symphytum officinale L.) – com comentários de Manuela Grazina, Paulo J. Oliveira e Teresa Girão.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM