COIMBRA,5 de Março de 2024

Fim de Ano em Coimbra com condicionamentos de trânsito e de estacionamento

28 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Fim de Ano em Coimbra com condicionamentos de trânsito e de estacionamento

A Câmara de Coimbra anunciou os cortes de trânsito e limitação de estacionamento devido à realização da festa de Fim de Ano que vai decorrer entre a beira-rio, Largo D. Dinis, Praça da República, Largo da Sé Velha e Praça 8 de Maio.

O Fim de Ano em Coimbra proporciona oito horas e meia de música por dezena de artistas em três palcos, com um cartaz que inclui Tony Carreira, dj Wilson Honrado, Matay, Anarkia, Revival Music 80’s/90´s, djs De Vacaciones, Pedro Carrilho, Patrick Assis, Rui Tomé e Luís Pinheiro.

 

Condicionamentos de trânsito

A Calçada Martim de Freitas encontra-se já cortada, no sentido ascendente, para montagens de palco, com a circulação a realizar-se, em alternativa, pela Padre Antónia Vieira, Rua Inácio Duarte e Rua Arco da Traição. A Rua Larga está aberta à circulação geral, para permitir a saída das viaturas da zona do Largo D. Dinis. A Ponte de Santa Clara e arruamentos envolventes serão cortados pelas forças de segurança caso seja necessário para garantir a segurança de todos.

No dia 31, depois da missa das 11h00, por volta das 13h00, vai verificar-se o corte da circulação na Rua Inácio Duarte e Rua Larga. O corte vai estender-se, a partir das 21h00, à Rua Padre António Vieira, onde só será permitida a circulação para residentes. As viaturas que tenham de sair poderão circular pela Rua Arco da Traição, Calçada Martim de Freitas e Couraça de Lisboa.

Os condicionamentos ocorrem, também, após as 21h00 de dia 31, nas ruas Alexandre Herculano, Venâncio Rodrigues, Almeida Garret e Lourenço Almeida Azevedo. Vai, ainda, verificar-se corte de circulação no início da Rua da Fonte Nova. Estas vias terão controlo de acesso só para residentes. A circulação de acesso à Rua Martins de Carvalho pode fazer-se por dentro do parque superior do Mercado Municipal D. Pedro V. Também a partir das 21h00, vai haver um corte geral na Rua dos Coutinhos, com a criação de um corredor de emergência.

O acesso de residentes à Rua José Falcão, Rua Guilherme Moreira e Rua da Ilha será efetuado a partir da Rua de São Pedro, sendo autorizada a circulação nos dois sentidos até o restabelecimento da circulação no Largo da Sé Velha. A circulação no trajeto composto pela Avenida Sá da Bandeira, Rua Castro Matoso e Rua Oliveira Matos será cortada pelas forças de segurança, caso as condições de segurança o imponham.

A circulação pedonal nas escadas monumentais (na parte de baixo) e no caminho das virgens (caminho ao lado direito das escadas monumentais) vai deixar de ser possível a partir da meia-noite de dia 31.

Interdições de estacionamento

No que diz respeito ao estacionamento, os condicionamentos já tiveram início com a suspensão do estacionamento no Largo D. Dinis. A partir da meia-noite de dia 29 vai ocorrer a suspensão do estacionamento no Largo da Sé Velha e, a partir da meia-noite do dia 30, a proibição de estacionamento na Calçada Martim de Freiras, Rua dos Estudos e Rua Arco da Traição (para permitir circulação dos SMTUC). A partir das 13h00 de dia 31, após a missa, o estacionamento é proibido no Largo da Feira (Sé Nova).

Estacionamento para visitantes

A Câmara Municipal de Coimbra indica vários parques de estacionamento que podem ser utilizados pelos visitantes.

Parque de Estacionamento do Parque Verde – Margem Direita:

– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de Dezembro até às 7h00 de dia 1 de Janeiro

– Capacidade elevada de estacionamento

Parque de Estacionamento da Praça da Canção:

– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de Dezembro até às 7h00 de dia 1 de Janeiro

– Capacidade elevada de estacionamento

Parque de Estacionamento do Convento São Francisco:

– Parque gratuito a funcionar ininterruptamente até às 7h00 de dia 1 de Janeiro. O parque está aberto para entrada de veículos até à 1h00. Já entre a 1h00 e as 7h00 apenas está disponível o acesso para a saída de veículos do parque de estacionamento.

– Capacidade elevada de estacionamento

Praça das Cortes:

– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de Dezembro até às 7h00 de dia 1 de Janeiro

– Capacidade moderada de estacionamento

Parque de Estacionamento do Mercado Municipal D. Pedro V:

(excepto o subterrâneo)

– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de Dezembro até às 7h00 de dia 1 de Janeiro

– Capacidade moderada de estacionamento

Casa Municipal da Cultura:

– Acesso livre das 00h00 de dia 31 e Dezembro até às 7h00 de dia 1 de Janeiro

– Capacidade moderada de estacionamento

Para além das áreas de estacionamento indicados, todos os espaços com parcómetro são de estacionamento livre por se tratar de um domingo e dia de feriado.

Também os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra vão sofrer alterações, já divulgadas, que pode consultar em https://www.coimbra.pt/2023/12/alteracoes-nos-horarios-dos-autocarros-lojas-e-estacionamento-dos-smtuc-no-natal-e-no-ano-novo/

Todos os condicionamentos de trânsito estão disponíveis na plataforma WAZE, no âmbito da preparação do Programa de Fim de Ano Coimbra.

A Câmara Municipal também determinou que, entre as 17h00 de 31 de Dezembro e as 6h00 de 1 de Janeiro de 2024, os estabelecimentos de restauração e/ou bebidas dentro do perímetro abrangido pela Calçada Martim de Freitas, Rotunda Papa João Paulo II, Rua de Tomar, Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Rua Tenente Valadim, Av.ª Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Praça 8 de Maio, Rua da Sofia, Rua João Machado, Av. Fernão de Magalhães, Av.ª Emidio Navarro, Largo da Portagem, Couraça da Estrela, Couraça de Lisboa e Rua Arco da Traição ficam autorizados a ocupar o espaço público com balcão de atendimento directo para o exterior.

Entre o mesmo período fica proibido o exercício da actividade de venda ambulante e actividade de restauração e bebidas de carácter não sedentário dentro do perímetro abrangido.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM