A Casa do Paço, construída entre 1960 e 1704, reabre agora ao público. Esta constitui um dos mais importantes acervos de azulejaria holandesa existente em Portugal, com paisagens campestres e marinhas, cavaleiros e episódios bíblicos retirados do Velho e Novo Testamento. O espaço, criado para habitação de veraneio e descanso do Bispo-Conde de Coimbra, João de Melo, alberga um conjunto de cerca de sete mil peças, todas diferentes, executadas na primeira década do século XVIII.
Classificada de interesse público, a Casa do Paço vai funcionar das 10h00 às 17h00, de terça-feira a sábado, encerrando ao domingo, segunda-feira e feriados.
De planta longitudinal, em “U”, apresenta duas fachadas: a de entrada, voltada ao Largo Professor António Vítor Guerra e outra, rematada num ângulo com torre, voltada ao rio.
Foto: Mauro Correia
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM