COIMBRA,1 de Março de 2024

Figueira da Foz premeia ideias para transformar a entrada da cidade

17 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz premeia ideias para transformar a entrada da cidade

A Casa do Paço foi palco, nesta terça-feira, dia 16 de Janeiro, às 15h00, da cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Público de Concepção simplificado para a zona de entrada da Cidade da Figueira da Foz. Esta iniciativa foi promovida pelo Município da Figueira da Foz, contando com a assessoria da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Centro, e teve como objectivo principal a requalificação da área em consonância com a frente ribeirinha e o espaço verde a norte.

Dos sete trabalhos submetidos, quatro foram premiados, sendo o 1.º classificado atribuído a João Francisco Santos Marques Coelho, da Terra Atelier Arquitectura Paisagista, Premissa Unipessoal, MINO Works, BeamLifter, com um prémio de 10.000 euros. O 2.º lugar foi conquistado por André da Costa Calvete, da Valecalvete, com um prémio de 6.000 euros, enquanto o 3.º e 4.º lugares foram atribuídos a Ângelo João Freitas Ramalhete e Luísa Correia, com prémios de 4.000 euros e 2.000 euros, respectivamente. Os trabalhos foram avaliados com base em critérios como integração e originalidade, programa atractivo e articulado, sustentabilidade e exequibilidade.

Durante a cerimónia, os premiados apresentaram os seus projectos a uma plateia composta por eleitos locais, familiares, amigos, dirigentes municipais e o público em geral.

Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, revelou a intenção de realizar mais concursos de ideias para outras zonas urbanas que necessitam de progresso e modernização. Ressaltou a importância de envolver a comunidade e aproveitou para manifestar preocupação com construções inacabadas na cidade, enfatizando a necessidade de enfrentar esses desafios.

Os projectos premiados serão enviados às entidades competentes, como a Infraestruturas de Portugal e a REFER.  Os trabalhos estão em exposição na Casa do Paço e podem ser consultados de quarta-feira a sábado, das 14h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM