COIMBRA,2 de Agosto de 2021

Figueira da Foz: Museu Municipal Santos Rocha acolhe projecto da Revista Umbigo

19 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz: Museu Municipal Santos Rocha acolhe projecto da Revista Umbigo

O Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, acolhe a 10.ª edição do projecto “Diálogos”, da Umbigo, uma Revista portuguesa de arte e cultura contemporâneas sediada em Lisboa e com 19 anos de edição.

De acordo com o Município, “o projecto resulta de um convite a um artista para trabalhar um museu ou o espólio e as reservas desse museu”. Esta iniciativa iniciou-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a cargo do artista Pedro Sequeira. Já o penúltimo – o Diálogo #9 – decorreu no Museu Nacional de Arqueologia, a cargo de Carolina Serrano.

Para o Diálogo #10 foi convidado o artista Nuno Sousa Vieira, tendo recaído a sua escolha pessoal no Museu Municipal Santos Rocha, “uma forma também de descentralizar o campo de acção da revista e dar a conhecer outros equipamentos fora de Lisboa, fazendo um mapeamento mais vasto de museus não só nacionais, mas também municipais ou regionais”, disse a autarquia figueirense.

Numa visita prévia ao Museu, o artista focou a sua atenção na colecção de arqueologia, estabelecendo depois um diálogo com as estruturas e os dispositivos museográficos desenvolvidos pelo arquitecto Fernando Lanhas e a forma assumida, mas ao mesmo tempo discreta com que os desenhou, procurando um equilíbrio entre a expressão das vitrines e os objectos expostos.

No artigo explicativo do trabalho de Sousa Viera, José Pardal Pina considera que “o artista propôs uma interacção entre o desenho e a arquitectura gizados por Lanhas e as peças de cerâmica fenícia instaladas na vitrine e da obra permite atender o jogo cromático concebido pelo artista, estimulando novos modos de percepção entre o que está mediado pelo azul e o que não está”.

Sousa Viera “recorreu à teoria das cores para estudar novas formas de mediação do espaço e com os objectos, a sobreposição do azul e do laranja da terracota da cerâmica resulta no cinza neutro. Essa sobreposição reduz os objectos à sua silhueta e à sua forma”.

A Revista Umbigo e o artigo explicativo Diálogos #10, assinado por José Pardal Pina, foram disponibilizados aos leitores no final de 2020 e o trabalho final de Nuno Sousa Vieira pode já ser apreciado na Sala de Arqueologia do Museu Municipal, até ao final de Outubro do corrente ano.

Jornal Campeão das Províncias 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM