COIMBRA,20 de Maio de 2022

Figueira da Foz: “Máscaras de Cortiça” em exibição no Auditório Municipal

13 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz: “Máscaras de Cortiça” em exibição no Auditório Municipal

O Auditório Municipal acolhe, amanhã (14), pelas 15h00, no âmbito da 10.ª edição do ciclo de programação «Maio é Museu!» e do 128.º aniversário do Museu Municipal Santos Rocha, a exibição do documentário “A Máscara de Cortiça” do realizador Tiago Cerveira, que fala da iniciativa popular conhecida como “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, que foi recuperado, associado à construção das máscaras de cortiça, destacando, de modo fiel, as tradições associadas, desde a “vestimenta” dos foliões, às quadras jocosas, o tradicional baile, representação etnográfica, ateliês de máscaras, não descurando o momento do “poste do presunto” e a queima do “entrudo” realizados no Largo da Quintã, sendo a aldeia da Aigra Nova o centro nevrálgico de toda esta iniciativa.

Após a exibição do filme, terá lugar uma tertúlia que contará com a presença de Tiago Cerveira (realizador), Ana Ferreira (Conservadora do MMSR) e Carlos Batista Júnior (arqueólogo e músico). Tiago Cerveira documenta, através da fotografia e vídeo, o património imaterial e material do Portugal Rural. A dicotomia que dá o nome ao projecto do documentarista – O Meio e a Gente – está intrinsecamente ligada aos aspectos e características identitárias desta região do país.

Realizador de vários documentários de natureza e cultura rural exibidos e premiados em Festivais de Cinema Nacionais e Internacionais. Já mostrou o seu trabalho em várias exposições de fotografia individuais e colectivas. Conta com várias publicações em órgãos de comunicação nacionais e internacionais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM