COIMBRA,5 de Março de 2024

Figueira da Foz com cinco Praias Bandeira Azul e quatro Praias Acessíveis

27 de Junho 2018 Rádio Regional do Centro: Figueira da Foz com cinco Praias Bandeira Azul e quatro Praias Acessíveis

A cerimónia do hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível no mastro náutico, junto à Torre do Relógio, na Figueira da Foz, decorreu ontem. Para além da Praia da Torre do Relógio, outras três praias do concelho vão ostentar este ano o galardão Bandeira Azul e Praia Acessível, nomeadamente a Praia de Buarcos, a Praia de Quiaios e a Praia da Cova Gala. A Praia da Leirosa ostentará a Bandeira Azul, estando no entanto já em curso a criação de condições que deverão permitir, já em 2019, a sua classificação como Praia Acessível, ou seja, dotada de acessos e instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

A cerimónia, que contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, nomeadamente as que prestam assistência às praias e aos veraneantes – Capitania, PSP, Protecção Civil e Nadadores-Salvadores, bem como dos presidentes das freguesias litorais que este ano foram distinguidas com Bandeira Azul, e outros autarcas.

O momento foi ainda escolhido para a autarquia anunciar que já estão contratados os 72 nadadores-salvadores, que irão vigiar e proteger os areais, sendo sensivelmente metade custeados, mediante protocolo, pelos concessionários dos 14 apoios de praia existentes no concelho.

Para além destes profissionais, a época balnear na Figueira da Foz contará também com reforço de meios humanos e técnicos, tanto por parte da autarquia como por parte das forças de segurança, com mais agentes da Polícia Marítima e da PSP, e mais veículos moto-quatros a permitirem cobrir mais terreno em menos tempo.

As praias não vigiadas, e portanto desaconselhadas, estarão identificadas por sinalética. Recorde-se que, nas principais praias do concelho, e atendendo às alterações climáticas, a vigilância por nadadores-salvadores está a ser assegurada, aos fins-de-semana, desde as férias da Páscoa. Agora em base diária, a vigilância está prevista até ao início de Setembro e, novamente aos fins-de-semana e nos areais mais procurados, até Outubro.

 

Bandeira Azul

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Na Figueira da Foz ostentam Bandeira Azul as praias de Buarcos, da Torre do Relógio, de Quiaios, da Cova Gala e da Leirosa. Já a bandeira de Praia Acessível está hasteada nas praias de Buarcos (com tiralô), da Torre do Relógio, de Quiaios e da Cova Gala.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM