COIMBRA,30 de Abril de 2025

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos de portas abertas até 6 de Abril

24 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Festival Internacional de Chocolate de Óbidos de portas abertas até 6 de Abril

Arrancou esta sexta-feira, 21 de Março, a 22ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Até 6 de Abril, visitantes de todo o mundo vão poder apreciar criações únicas como esculturas em chocolate com dinâmicas ao vivo, e em permanência, ou um laboratório produzido totalmente em chocolate. Durante os três fins de semana de evento, diversos chefs chocolatiers de renome internacional irão demonstrar o seu talento e criatividade, criando peças inspiradas no universo da ciência.

Este ano, o festival traz uma novidade especial: a criação de um produto identitário de Óbidos, que pretende marcar a tradição gastronómica do concelho. Uma fusão entre inovação e identidade local, que desafia chefs, profissionais do sector, mas também a comunidade obidense, referiu Filipe Daniel, presidente do Município, durante a abertura oficial do evento. “Será uma referência para podermos projetar o nome Óbidos para outras geografias”.

A marcar a sua relevância cada vez maior no sector profissional, e com uma componente pedagógica cada vez mais forte, este é igualmente um evento para famílias, sublinhou, na ocasião, Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, a empresa organizadora do festival, destacando a sua evolução, ano após ano.

Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort e uma vez mais o curador do festival, deu as boas-vindas a esta nova edição. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos tem hoje “uma identidade muito grande”, e acontece em Óbidos, local “com uma importância muito própria” para si.

Sob o tema da “Ciência”, o festival presta homenagem às grandes invenções científicas que mudaram o mundo, destacando a sua influência no nosso quotidiano, mas também na produção do próprio chocolate.

O evento contará com a presença de mais de 80 chefs conceituados da praça da restauração portuguesa, bem como alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais. Showcookings, concursos e demonstrações podem ser encontrados na vasta programação do Palco Smeg/Callebaut ou no Palco AEG/Pingo Doce.

A inauguração ficou ainda marcada pela presença de Jordi Roca, pela primeira vez no nosso país. No Palco Smeg/Callebaut, Jordi Roca partilhou a confecção, ao vivo, de uma sobremesa da sua autoria, acompanhada de uma explicação do processo criativo e do conceito de pastelaria que aplica no EL Celler de Can Roca.

Jordi é um dos chefs de pastelaria mais inovadores do mundo, com trabalho reconhecido na área do chocolate. A Casa Cacao, em Girona, uma fábrica de chocolate “bean to bar” que detém juntamente com os seus dois irmãos, trabalha o cacau desde a sua origem ao produto final, e integra também um boutique hotel, um ateliê de chocolate, um café e uma loja.

A programação do festival está disponível em https://festivalchocolate.cm-obidos.pt/

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM