A convite da Autarquia, os cerca de 100 voluntários(as) que contribuíram para o sucesso do último Festival da Filhó Espichada, estiveram reunidos num jantar-convívio.
Tal como frisou Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a ocasião serviu para agradecer, de forma simbólica, a dedicação, simpatia e generosidade de todas estas pessoas, que durante oito dias “deram o coração ao Natal Serrano” e “deixaram as famílias para trabalhar em prol de uma causa comum”.
No total, a receita proveniente da venda da Filhó Espichada ascendeu a um valor superior a 10 mil euros, que reverteu na íntegra a favor das creches da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
Sendo difícil perceber, com exactidão, o número de unidades da célebre iguaria serrana que saíram das fritadeiras de cada das oito Freguesias do concelho, Jorge Custódio revelou que foram utilizados 869 quilos de farinha, 572 dúzias de ovos e 251 quilos de açúcar ao longo do festival.
Se por um lado o Festival da Filhó Espichada representa um dos principais atractivos da celebração do Natal Serrano, é também incontestável que apenas a dedicação de todos os intervenientes permite que a iniciativa se mantenha viva.
Ficam os bons momentos e a saudade deste espaço encantador, assim como expectativa de que este em Dezembro deste ano, o Festival possa regressar com toda a sua genuinidade, sabor e alegria.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM