COIMBRA,24 de Maio de 2024

Festival da Feijoada de Búzios da Figueira da Foz é também partilha e socializar

7 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Festival da Feijoada de Búzios da Figueira da Foz é também partilha e socializar

O Festival da Feijoada de Búzios da Figueira da Foz, que amanhã se inicia em 18 restaurantes da cidade, é ocasião soberana para saborear um dos mais apreciados pitéus, elaborado com criatividade e qualidade, num desafio sempre aliciante lançado aos participantes.

Este festival, em que a feijoada de búzios é a rainha das mesas em vários restaurantes figueirenses, insere-se no ciclo de realizações congéneres, da raia ao bacalhau, entre outras, que ao longo do ano dão mais sabor à Figueira da Foz. A iniciativa é, uma vez mais, da responsabilidade da Associação Figueira com Sabor a Mar, entidade que de modo entusiástico, meritório e persistente, tem pugnado por manter e promover a rica gastronomia tradicional da cidade.

Este penúltimo evento que integra o calendário do 32.º Festival Gastronómico da Figueira da Foz 2023 foi apresentado hoje no Restaurante A Ver o Mar (no Largo da Má Língua), em Buarcos, que vai decorrer durante dez dias, entre 8 a 17 de Setembro. Na cerimónia de apresentação, o presidente da associação Figueira Sabor a Mar, Mário Esteves, salientou a importância dos eventos na “criatividade, dinamização e valorização” da gastronomia figueirense, reforçando o trabalho desenvolvido para levar o nome da Figueira da Foz o mais longe possível porque, defende “quanto mais longínqua for a projecção, melhor é para a Figueira da Foz e todos nós” disse.

Falou também das dificuldades de arranjarem uma sede com espaço e boas condições, para não termos de “andar com a casa às costas”, O presidente da AFSM explicou ainda que o preço da dose da feijoada de Búzios, é de 14€50 concluiu.

Também o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte falou dos festivais de peixe da Figueira da Foz como “uma mais valia para o turismo figueirense” porque, considera, que gastronomia “é hoje partilhar e socializar também com algo que tem identidade regional”.

Para finalizar esta cerimónia de abertura do Festival Gastronómico da Figueira da Foz, o vereador da autarquia, Manuel domingos, falou deste conjunto de eventos que envolvem riqueza local como os peixes da nossa costa, o arroz carolino, o sal e os doces tradicionais que “nos distinguem de outras regiões”, lembrando a falta que fazem “as Papas de Moada” que são também o rosto desta região.

A Figueira da Foz acolhe, assim, mais um festival gastronómico, desta vez com a Feijoada de Búzios – prato muito aclamado e que a Praia da Claridade sempre se demarcou como referência nesta especialidade. A primeira edição desta especialidade gastronómica foi em 2019 e resultou em sucesso, tendo regressado depois da pandemia e este ano está de volta com alguma expectativa para os figueirenses, que podem encontrar este saboroso pitéu nos restaurantes: Caçarola Dois, Casa dos Papagaios, Casa Marquinhas, Tapas Bar, Bijou, Peps, Grazina Casa das Enguias (na Cabana do Rio), Aldente, Caçarola-1, Lota Nova, Diálogos, Restaurante dos Armazéns, Muralha/Chafarica, Kamone Bar e petisqueira, Pizaria Ratolas, Restaurante A Ver o Mar, Casa Tirone e Casa Mota.

Há muito que o búzio faz parte da gastronomia figueirense, podendo ser confeccionado de várias formas, mas é a feijoada a especialidade mais procurada. Alguns restaurantes da região também utilizam o molusco para diversificar entradas, mas também, búzios à Braz, salada de búzios, búzios cozidos, entre outros.

A 32.ª edição do Festival Gastronómico da Figueira da Foz 2023 termina apenas em Novembro, com o Bacalhau e seus derivados.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM