COIMBRA,14 de Junho de 2024

Festas da Cidade de Coimbra condicionam trânsito e alteram os SMTUC

30 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Festas da Cidade de Coimbra condicionam trânsito e alteram os SMTUC

A partir de hoje (30 de Junho) a 8 de Julho, no âmbito das Festas da Cidade, vão ocorrer condicionamentos de trânsito, de estacionamento e alterações aos percursos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A programação das Festas da Cidade 2023 inclui nove espectáculos musicais no Jardim da Sereia e múltiplos eventos culturais e desportivos.

Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo e Fingertips, os conimbricenses Pensão Flor, “Tudo isto é Coimbra” (que leva a palco 85 músicos locais), “Coimbra, cidade das canções e emoções” e o espetáculo internacional Help! de tributo aos Beatles são os grandes destaques da programação das Festas da Cidade 2023. Mas há muito mais para ver e ouvir. As Festas da Cidade incluem, ainda, um diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas que complementam o programa principal.

Condicionamentos de trânsito e de estacionamento

A circulação vai estar cortada ao trânsito rodoviário (com excepção de residentes, veículos autorizados e veículos de emergência) das 20h15 às 23h30 nos dias 1, 3, 7 e 8 de Julho, e das 21h45 às 23h30 nos dias 2, 4, 5 e 6 de Julho, na Praça da República – entre a Rua Oliveira Matos e a Rua Lourenço de Almeida Azevedo – na Rua Alexandre Herculano, na Rua Venâncio Rodrigues e na Rua Almeida Garret.

Já no que diz respeito à interdição de estacionamento, ela vai acontecer na Rua Lourenço Almeida Azevedo (até à entrada da Casa de Chá), no sentido ascendente desde o dia de hoje até às 00h00 de 8 de Julho e no sentido descendente desde as 9h00 de amanhã até às 00h00 de dia 8 de Julho. O estacionamento também vai estar interdito na Rua Almeida Garret, no sentido descendente, desde as 00h00 de dia 30 de Junho até às 23h59 de dia 8 de Julho.

Alteração das Linhas dos SMTUC

 

Relativamente à rede de transportes dos SMTUC, nos dias 1, 3, 7 e 8 de Julho, devido à realização de concertos musicais no Jardim da Sereia, o trânsito na Praça da República será interdito, previsivelmente, entre as 20h00 e as 24h00. Por esse motivo, as Linhas n.º 4, 5, 5T, 6, 6F, 7, 7T, 10, 16G, 19A, 19T, 24, 24T, 25, 25T, 26, 27, 27F, 28, 29, 33, 34T e 103 efectuarão o seu percurso de acordo com o seguinte esquema:

1 – No sentido Cruz de Celas, circulam pelas ruas Oliveira Matos, Castro Matoso, rotunda do Papa João Paulo II, Rua de Tomar e Rua Pedro Monteiro, retomando os seus percursos habituais na Rua Dr. Augusto Rocha;

2 – No sentido Praça da República – Av. Sá da Bandeira, provenientes dos Arcos do Jardim, circulam pela Rua de Tomar, Rua Pedro Monteiro e Rua Lourenço de Almeida Azevedo, retomando os percursos habituais a partir da Praça da República.

Nos restantes dias, 30 de Junho, 2, 4, 5, e 6 de Julho, os agentes reguladores de trânsito avaliarão a necessidade de se realizar o mesmo procedimento.

Todas as restrições e condicionamentos atrás indicados serão acompanhados por agentes reguladores de trânsito, os quais, no âmbito das suas competências e por razões de segurança e/ou ordem pública, poderão determinar outras/os que considerem necessárias.

Restrições à ocupação de espaço público e venda ambulante

Tendo em consideração a previsível elevada afluência de pessoas ao Jardim da Sereia para assistir aos espetáculos das Festas da Cidade, a necessidade de assegurar as condições de segurança no recinto do espetáculo e na sua envolvência e o parecer do Serviço Municipal de Protecção Civil, foi determinada:

1 – A proibição de ocupação do espaço público, com esplanadas e outro equipamento de apoio aos estabelecimentos, dentro das manchas azul e vermelha (na imagem), devendo o mobiliário ser removido durante o prazo estipulado, entre os dias 30 de Junho e 8 de Julho, das 20h00 até ao final dos espectáculos de cada um dos dias;

2 – A proibição de prestação de serviços de venda ambulante e de restauração ou de bebidas não sedentário, incluindo a venda ambulante de balões, castanhas, pipocas, algodão doce e actividades similares, bem como de artigos produzidos por artistas dentro das manchas azul e vermelha, da imagem infra e no interior dos limites do Jardim da Sereia, no período de 30 de Junho e 8 de Julho.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM