COIMBRA,17 de Maio de 2022

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital com concursos temáticos

26 de Fevereiro 2022 Rádio Regional do Centro: Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital com concursos temáticos

No âmbito da realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que acontece nos dias 12 e 13 de Março, o Município de Oliveira do Hospital promove o Concurso Gastronómico «Com Queijo Serra da Estrela» e o concurso «A Maior Abóbora».

O Concurso Gastronómico «Com Queijo Serra da Estrela» visa “dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confeccionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, e procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado” – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados, explica a autarquia.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao dia 28 de Fevereiro e podem ser efectuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação, sendo que os concorrentes têm até 7 de Março para entregar a ficha técnica de ingredientes. A participação é aberta a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem inscrever-se a nível individual e colectivo e em ambas as categorias. Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confecção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados serão avaliados pelo júri no dia 12 de Março e serão atribuídos três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros, para cada uma das categorias, e diplomas de participação.

Da mesma forma será dinamizado, uma vez mais, o concurso «A Maior Abóbora» que tem como objectivo “dar visibilidade a um produto endógeno que depois de transformado é considerado um óptimo acompanhamento para o consumo de queijo ou requeijão Serra da Estrela”, realça o Município.

O concurso é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar, quer a nível individual quer a nível colectivo, nas três categorias a concurso: Tamanho, Peso e Originalidade.

Serão atribuídos prémios aos vencedores de cada uma das categorias: no Tamanho (a maior abóbora) serão atribuídos 60 euros; no Peso (a abóbora mais pesada) receberá 40 euros; e a categoria Originalidade (a abóbora com o formato mais original) será contemplada com 30 euros.

A inscrição é gratuita e deve ser formalizada, presencialmente, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e entrega da abóbora, entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de Março, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, das 8h00 às 13h00.

Os regulamentos e fichas de inscrição para ambos os concursos estão disponíveis no site da autarquia em: https://tinyurl.com/59w55c9w

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM