COIMBRA,18 de Setembro de 2021

FENPROF considera que a municipalização é um erro que ainda pode ser evitado

31 de Agosto 2021 Rádio Regional do Centro: FENPROF considera que a municipalização é um erro que ainda pode ser evitado

A FENPROF, Federação Nacional dos Professores, vai deslocar-se amanhã (1), à sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, para marcar uma posição quanto às preocupações dos professores.

Durante o dia de amanhã, todos os docentes têm de se apresentar nas respectivas escolas para dar início ao novo ano escolar, bem como o exigente trabalho de organização que permitirá o regresso dos alunos às escolas entre os dias 14 e 17.

Este início de actividade das escolas tem lugar a poucos dias de se realizarem eleições das quais sairão aqueles que governarão os municípios nos próximos quatro anos. Serão esses que, a cumprir-se o Decreto-Lei n.º 56/2020, de 12 de Agosto, até 31 de Março de 2022 (ou seja, no ano lectivo que vai começar), estarão envolvidos no designado processo de transferência de competências também em Educação, na verdade um processo de municipalização acordado entre PS e PSD que poderá pôr em causa o caráter universal do direito à educação.

Desta forma, com o objectivo de levar as preocupações dos professores relativamente a um processo que, em nome de uma alegada descentralização, esvazia de competências as escolas, enquanto o poder central não abre mão das suas prerrogativas, a FENPROF assinalará o início deste novo ano escolar deslocando-se à sede da Associação Nacional de Municípios onde uma delegação sindical entregará um documento contendo a sua posição. A entrega terá lugar às 10h00.

Jornal Campeão das Províncias

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM