COIMBRA,2 de Março de 2024

Feira de Velharias de Coimbra regressa à Praça do Comércio este sábado

27 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Feira de Velharias de Coimbra regressa à Praça do Comércio este sábado

É a primeira de 12 edições da Feira de Velharias que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai promover no decurso de 2024. O evento volta à Praça do Comércio já este sábado, dia 27 de Janeiro, entre as 9h00 e as 18h00, com a habitual presença de expositores e de coleccionadores, provenientes de vários pontos do país, que exibem uma grande diversidade de antiguidades e de velharias.

Sábado, dia 27 de Janeiro, entre as 9h00 e as 18h00, o certame vai contribuir para a revitalização da Baixa, uma zona que se espera ainda mais partilhada e usufruída pelos conimbricenses e pelos turistas que visitam a cidade.
A Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra, integrada na programação cultural urbana que a CM de Coimbra promove, é pioneira no contexto das feiras nacionais congéneres constituindo um
evento de referência para coleccionadores. A iniciativa, de periodicidade mensal (quartos sábados), permite reviver memórias do passado, através da comercialização de objectos antigos, com valor artístico ou cultural, exibindo uma multiplicidade de produtos que perduraram no tempo e que fazem parte da nossa memória colectiva.
No ano em curso, devido às obras de adequação da Via Central (junto à Loja do Cidadão) ao Sistema de Mobilidade do Mondego, a iniciativa transfere-se para a Praça do Comércio, espaço que acolheu o evento durante décadas e que a CM de Coimbra continua a vivificar criando, assim, uma simbiose entre as características histórico-culturais do património e o evento.
A Feira de antiguidades possibilita a comercialização de objectos relacionados com os mais diversos sectores de actividade. O visitante pode encontrar desde peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e variadíssimos utensílios domésticos. O coleccionismo ocupa, também, lugar de destaque, a avaliar pela presença de bancas que exibem, por exemplo, medalhas, selos postais,
discos de vinil e livros de alfarrabista.
Criada em 1991, a Feira de Velharias possui um cunho peculiar de inegável importância no âmbito da animação urbana, assumindo-se como um evento dinamizador. É, igualmente, factor de sociabilidade enquanto ponto de encontro entre o público que todos os meses acorre ao espaço e as dezenas de expositores/participantes, oriundos de norte a sul do país.
De acordo com um ajuste às diferenças de luminosidade na Primavera/Verão e no Outono/Inverno, as primeiras duas edições do ano (Janeiro e Fevereiro) decorrem entre as 9h00 e as 18h00. A partir da edição de Março, e até Setembro, o horário será alargado até às 19h00. No mês de Outubro o evento retoma o horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00, até ao final do ano.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM