COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada com nove dias de festa

24 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada com nove dias de festa

De 3 a 11 de Junho, o centro da Mealhada transfigura-se num recinto de festa e de ponto de encontro de todo o concelho da Mealhada com mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia.

Aos concertos, de acesso gratuito, junta-se o a gastronomia, a zona de diversão, o espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada e o palco colectividades, com dança, teatro e música. O artesanato ganha, nesta edição, nova importância, uma vez que mereceu o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como Feira de Artesanato a nível nacional.

São nove dias de festa no centro da Mealhada, que ganha nova vida com a exposição de artesanato e área das tasquinhas, e com concertos, gratuitos, de grandes nomes da música portuguesa: Fernando Daniel, Ivandro, Rita Guerra, João Pedro Pais, Herman José, e Pedro Simões, dj RFM, integram um cartaz pensado para agradar a vários públicos, que inclui ainda fado, cinema e teatro.

“A nossa escolha passou por proporcionar à nossa população momentos de lazer e de festa. O que pretendemos é que as pessoas, no fim dos seus, trabalhos, saiam à rua, convivam, vivam a sua cidade. Cumprimos a nossa estratégia de dar vida dos espaços urbanos centrais do nosso município”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, na conferência de imprensa de apresentação da mesma, que decorreu, esta manhã, na Mealhada.

“Conseguimos o objectivo a que nos propusemos de entrar no grande roteiro das feiras de artesanato nacionais, com esta chancela do IEFP. É uma feira que será reconhecida em todo o país e, por isso, o cartaz de espectáculos acompanha também esta dimensão nacional”, salientou o autarca.

A Feira de Artesanato e Gastronomia apresenta, este ano, um novo figurino.  A área junto ao Jardim Municipal será ocupada com o mais diverso tipo de artesanato oriundo de todo o país, existindo disponibilidade para 60 stands. A fase de inscrições decorre até 11 de Maio. “Ao entrarmos neste circuito das grandes feiras nacionais atraíamos centenas de artesãos que podem conviver com os nossos próprios artesãos, partilhar experiências”, refere Hugo Silva, vereador com o pelouro da Feira, explicando que, “nestes nove dias, a feira não se extingue em si mesmo e pela atractividade que lhe é intrínseca, estende-se, por exemplo, aos restaurantes do município”.

Junto ao edifício dos Paços do Concelho, ficará a sempre apetecida área das tasquinhas, oito no total, dinamizada por associações concelhias que apresentam o melhor da gastronomia local.

A área de grandes concertos, ficará na Avenida 25 de Abril, o local que garante as condições de segurança para espectáculos de âmbito nacional. Além deste palco, um reservado a espectáculos nocturnos, existe um segundo palco que garante a animação no período da tarde, sendo este uma mostra cultural das associações, clubes e academias concelhias. O certame terá ainda um programa de actividades paralelas, desde oficinas a conferências, destacando-se a tradicional prova de atletismo 3 Milhas da Mealhada, na manhã do dia 10 de Junho.

O espaço “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” voltará a ser uma área central do certame, funcionando como a porta de entrada, convidando à degustação dos espumantes, vinhos e água de Luso, do leitão e do pão da Mealhada.

A Juventude volta também a ter o seu espaço dedicado: conversas, oficinas, área de gaming, são várias as iniciativas a decorrer no Zona 231. “Acreditamos, com a distribuição que planeámos, criar fluxos de circulação na feira que sejam proveitosos para todos os participantes. O nosso objectivo é dinamizar todo o núcleo central, envolvendo no certame também o comércio local”, explica Hugo Silva, vereador com o pelouro da Feira de Artesanato e Gastronomia.

“Contamos ter uma grande edição da Feira de Artesanato e Gastronomia e o convite que deixamos a todas as freguesias e aos municípios aqui vizinhos, é que nos venham visitar, venham à Mealhada porque vai valer a pena, aproveitem para passar uma semana de férias, visitar a feira, usufruir de espectáculos, degustar a nossa gastronomia e visitar a nossa Mata do Bussaco”, convida António Jorge Franco.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM