A COLMEL – Feira de Apicultura regressa, no próximo domingo (25), a Colmeias (Leiria) com vários destaques e chamadas de atenção a todos, desde consumidores até às instituições e autoridades da agricultura e da sociedade portuguesas. O certame tem entrada livre e realiza-se no Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias (Leiria).
Considerada uma das feiras do sector apícola português mais próximas do público local e nacional, a COLMEL abre portas novamente para que vários apicultores e profissionais locais e nacionais se reúnam num único local para partilhar com outros profissionais e curiosos o seu conhecimento, a sua experiência diária e o produto do seu trabalho antes de um novo ano apícola.
Os impactos cada vez mais visíveis das alterações climáticas, da actividade humana intensiva e do avanço de pragas como a da vespa velutina na saúde das abelhas e na qualidade da polinização que garantem em todo o Mundo a necessidade de práticas cada vez mais sustentáveis são temas marcantes e vincados em todas as conversas, contactos e actividades ao longo de todo o certame que começa às 11h00. Além disso, a desinformação galopante do consumidor face à diversidade e inovação dos produtos da colmeia e as dificuldades crescentes que a apicultura em Portugal enfrenta no terreno e na secretaria, não obstante a forte tradição e as condições ímpares de biodiversidade observáveis, serão outras temáticas a abordar na COLMEL, que acontece num dos distritos portugueses mais afectados pelos incêndios não apenas de 2017, mas também das últimas décadas.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM