COIMBRA,12 de Abril de 2024

FAZUNCHAR regressa para 5.ª edição a partir de amanhã

11 de Agosto 2023 Rádio Regional do Centro: FAZUNCHAR regressa para 5.ª edição a partir de amanhã

A partir de 12 de Agosto o FAZUNCHAR apresenta mais uma edição de intensa criação artística e ocupação do espaço público, com pinturas murais, residências artísticas, workshops, visitas guiadas, exposições, concertos de música ao vivo e muito mais, ambicionando continuar a assumir-se como ponto de encontro, diálogo, experimentação e reflexão entre território, comunidade e Arte.

A 5.ª edição do FAZUNCHAR, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e com a curadoria e coorganização da plataforma de intervenção artística MISTAKER MAKER, volta a ocupar o espaço público não só de Figueiró dos Vinhos, mas também de todas as freguesias do concelho (Aguda, Arega e Campelo).

No que se refere à pintura mural, programação central da festa, além do português Mário Belém e do belga Jaune anteriormente anunciados, vamos poder contar com obras de Daniela Guerreiro (PT), Giuliane Sampanio (BR) e Marta Lapeña (ES). Talentos emergentes da pintura e artes plásticas, nacional e internacionais, que são convidados a deixar, nas paredes do concelho de Figueiró dos Vinhos, o seu olhar pessoal sobre este território e as suas gentes.

Uma das grandes novidades desta edição é a acção “FAZUNCHAR faz a Festa”. No âmbito do 10.º aniversário do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, a Terractividade (associação recreativa e cultural de Figueiró dos Vinhos) foi desafiada a juntar-se a esta iniciativa e a resposta são 9 horas de muita agitação, que se inicia ainda durante a tarde, com a apresentação do livro MURO, do escritor João Pedro Vala. Logo depois acontece um singular momento, TRAÇOS E ACORDES, que junta no mesmo espaço e tempo a música de Mouzelo e Nuno Sá, papéis, lápis e copos. À noite há uma descontraída roda de conversa, onde artistas e comunidade se sentam com um copo na mão para debater a temática ‘Arte e Comunidade’. Mais tarde o FAZUNCHAR fica entregue à música, onde por entre bandas e dj locais, se destaca um concerto ao vivo de Stereossauro.

O FAZUNCHAR conta este ano com a apresentação de 3 exposições: DE TEMPOS A TEMPOS, o resultado das residências artísticas de fotografia das edições 2021 e 2022, pelo fotógrafo portuense Miguel Oliveira; QUAIS AS CORES DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS?, criação comunitária dos papéis marmoreados que serviriam de base para a identidade gráfica desta 5.ª edição do FAZUNCHAR; e finalmente a exposição ILUSTRAR MALHOA, que desde a primeira edição da festa lançou o desafio a reconhecidos ilustradores portugueses – Ana Seixas, André da Loba, André Letria, Margarida Girão, Mariana Rio, Tiago Galo, Carolina Maria, Teresa Rego e Lourenço Providência – para ilustrar alguns dos trabalhos do pintor José Malhoa. Nesta derradeira apresentação, os trabalhos criados e as respectivas inspirações apresentam-se pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos e voltam a ocupar as ruas desta Vila, as mesmas que foram cenário e modelo das criações do pintor José Malhoa.

Parte essencial de todas as edições do FAZUNCHAR são as suas residências artísticas. Além da já anunciada residência musical de Ana Lua Caiano, a artista “one-woman-band” que tem percorrido o país com os seus EPs de estreia, é também confirmado agora as residências de pintura com Martinho Costa e vídeo, com Miguel Canaverde, que será o responsável por traduzir para imagem e som, todos os momentos desta edição.

Nesta edição há ainda 2 workshops direccionados à comunidade: CIANOTIPIA BOTÂNICA orientado por Azul Cobalto e ainda ENCADERNAÇÃO também orientado por Prudêncio e que encerra a acção “Quais as cores de Figueiró dos Vinhos?”, que se iniciou com a criação de papéis marmoreados de cores sugeridas pela comunidade, que deram lugar à identidade gráfica desta edição e por fim, serão transformados em pequenos blocos de notas, ckmk recordação desta edição 2023 do FAZUNCHAR.

Na programação da 5.ª edição não faltam ainda actividades como as Visitas Guiadas, a Rota dos Fregueses, o Jornal de Cordel e o já tradicional Piquenique Comunitário, que encerra novamente esta semana de festa artística que é o FAZUNCHAR.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM