Está patente na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, desde 5 de Agosto e até 26 de Setembro, a Exposição de Fotografia “Sal et rice”, de Paulo Ribeiro Baptista.
A paisagem do Baixo-Mondego foi muito transformada pelas explorações de dois produtos fundamentais para a economia local, o sal e o arroz. São justamente os vestígios dessa transformação no território, com várias etapas, avanços e regressões que o autor pretendeu abordar sob a forma de ensaio visual. A paisagem contemporânea é uma criação cultural que resulta de um cruzamento com o ambiente e a ecologia, e essas dimensões são aqui particularmente evidentes. Por isso, uma leitura da paisagem dá-nos, simultaneamente, uma perspectiva sociológica sobre o território. Permite intuir os usos da terra e da água reunidas numa simbiose, a ocupação, as práticas culturais e a representação fotográfica procura sintetizar alguns desses traços e transpô-los para uma linguagem visual. Sal et rice é uma expressão latina que significa sal e arroz. A exposição desdobra-se em dois núcleos, um é dedicado ao sal e o outro é dedicado ao arroz e, de uma forma mais genérica, ao território.
A Entrada é livre. O Horário de visita é o seguinte: Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00; Sextas-feiras: 09h00 às 24h00;Sábados e feriados: 10h00 às 24h00; Domingos: 10h00 às 19h00.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM