COIMBRA,30 de Junho de 2025

Exposição “A Universidade de Coimbra e a independência do Brasil” vai ser inaugurada

20 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Exposição “A Universidade de Coimbra e a independência do Brasil” vai ser inaugurada

A Universidade de Coimbra (UC) inaugura, na segunda-feira (21), na cidade brasileira do Recife, a exposição “A Universidade de Coimbra e a Independência do Brasil”.

É uma viagem pela história da relação centenária entre a UC e o Brasil e começa apropriadamente no Estado do Pernambuco, terra natal de Manuel de Paiva Cabral, o primeiro aluno com o registo “natural do Brasil” a estudar na mais antiga universidade portuguesa (que frequentou entre 1574 e 1586).

A mostra – que vai estar em exibição, até 31 de Maio, na Galeria Massangana, numa iniciativa da UC em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões – reúne os registos documentais e bibliográficos da relação centenária entre a Universidade de Coimbra e o Brasil. E integra-se nas comemorações do bicentenário da independência do “país-irmão” (1822-2022).

A Universidade de Coimbra está umbilicalmente ligada à história do Brasil: dela se diz que foi fundamental para que o país Sul-americano nascesse e crescesse uno e indiviso. Enquanto na América Latina de domínio espanhol, as elites formadas em 25 universidades distintas deram origem a 18 novos países no decurso do século XXI, as 19 Capitanias-Gerais do território português na América do Sul mantiveram-se unidas, pois a grande maioria das suas elites (71,8% dos Ministros, Senadores e Conselheiros brasileiros entre 1822 e 1831) tinha estudado em Coimbra, na única universidade em funcionamento permanente no “império português” até 1911.

É dessa relação centenária que trata a exposição, com um vasto acervo documental e bibliográfico dos períodos pré e pós-coloniais entre o Brasil e Portugal, onde não faltam registos da imprensa oitocentista nem a matrícula do primeiro aluno com inscrição “natural do Brasil” – o pernambucano Manuel de Paiva Cabral – na Faculdade de Leis, em 13 de Novembro de 1579.

“Trata-se de uma iniciativa que reflecte a importância da UC na História do Brasil, muito actual porque simboliza o papel da Universidade de Coimbra como promotora da paz e do diálogo entre povos”, refere o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, que vai representar a instituição na inauguração, segunda-feira, a partir das 17h00 locais (21h00 em Portugal continental).

Após a exibição no Brasil, a exposição – com coordenação do vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e do director da Biblioteca Geral da UC, João Gouveia Monteiro, e curadoria de Ana Maria Leitão Bandeira e António Eugénio Maia do Amaral – estará patente na Universidade de Coimbra a partir de Setembro deste ano.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM