COIMBRA,12 de Maio de 2025

Eventos descentralizados e itinerância no São João da Figueira da Foz

8 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: Eventos descentralizados e itinerância no São João da Figueira da Foz

As celebrações do São João na Figueira da Foz, até dia 30, incluem uma programação diversificada com 70 acções de rua, além de outros eventos culturais e desportivos, anunciou hoje (08) o presidente da Câmara, Carlos Monteiro.

Condicionadas pelo segundo ano consecutivo pela pandemia da covid-19, as festas sanjoaninas realizam-se de “forma descentralizada” e um pouco por todo o concelho, disse Carlos Monteiro.

O programa, sublinhou, está focado no “pressuposto da segurança” e compreende “acções itinerantes durante todo o mês”, sempre com a preocupação de “evitar aglomerações”.

Ao mesmo tempo, a Câmara da Figueira da Foz  pretende “manter vivas as tradições” locais do São João, o santo popular que dá o mote ao feriado municipal, no dia 24.

“Melhorámos o modelo do ano passado, apostando num programa muito diversificado em todo o concelho, o qual também permite que as pessoas mantenham o distanciamento”, afirmou Carlos Monteiro, que interveio na apresentação das iniciativas, na Esplanada António da Silva Guimarães.

Realçou, por outro lado, que “praticamente todos os clubes e colectividades do concelho participam nesta animação”, com diferentes contributos.

De 18 a 27 de junho, decorrerão a Feira de São João, na avenida de Espanha, um espetáculo pirotécnico, no dia 23, “com seis pontos de lançamento instalados no contorno” da costa, o Festival das Caldeiradas, as serenatas Aquém e Além Mondego, a sessão solene do feriado local, a abertura da Quinta das Olaias ao público e a inauguração do Quartel da Imagem.
No dia 24, a autarquia distingue algumas das “personalidades mais relevantes” da Figueira da Foz, além de prestar homenagem ao anterior presidente da Câmara, João Ataíde, que morreu em 2020, dando o seu nome à praça da zona ribeirinha, “uma das suas obras mais relevantes de requalificação urbana”. Trata-se de uma área pública “reconhecida pelos grandes eventos que acolhe” e que irá passar a chamar-se Praça João Ataíde.

Agência LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM