COIMBRA,5 de Março de 2024

Evento em Maio em Coimbra quer “tirar do papel” teorias sobre economia circular

18 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Evento em Maio em Coimbra quer “tirar do papel” teorias sobre economia circular

O Circular 23, evento que quer “tirar do papel as teorias sobre economia circular e avançar para acções”, vai ter lugar nos dias 12 e 13 de Maio, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

A iniciativa vai reunir empresários, trabalhadores, académicos, activistas, influenciadores e decisores políticos, com o objectivo de “tirar do papel as teorias sobre economia circular e avançar para acções que atendam às novas exigências económicas e sociais do mundo”, afirma, a Universidade de Coimbra (UC).

O evento é promovido pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB), com o apoio da UC e da Câmara Municipal de Coimbra.

“Portugal ocupa uma posição estratégica em termos de empreendedorismo sustentável e circular na Europa. Somos um país com riquezas naturais ímpares e um potencial humano único. Durante o Circular 23, teremos a oportunidade de conhecer acções sustentáveis já na região Centro, projectos futuros e políticas públicas ligadas ao tema”, disse, citada na mesma nota, a pró-reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes.

De acordo com a pró-reitora da UC para o Planeamento e a Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, durante o evento de ‘networking’ será realizada a final da 2. edição do concurso de ideias de negócio Sustenta UC, iniciativa que pretende “estimular o empreendedorismo qualificado na área da sustentabilidade e apoiar projectos de elevado potencial de negócio dentro da comunidade UC”.

O evento conta este ano com actividades paralelas, estando prevista a realização, no auditório Futuro, quatro palestras com ‘keynotes’, quatro painéis de debate e a entrega dos prémios do Sustenta UC, cujas candidaturas estão abertas até dia 28 de Abril.

No Espaço da Criatividade, vão decorrer ‘workshops’ e actividades de bem-estar para todas as idades, como yoga, pilates e sessões de leitura infantil.

Já no Palco Circular, localizado no exterior do Exploratório, vão ter lugar sessões abertas e sensibilizações, entre outras.

“Depois do sucesso da primeira edição, o Circular 23 vem com uma abordagem holística e completa para proporcionar a Primavera sustentável em Coimbra. A adição do Mercado do Amanhã, com mais de 20 expositores, juntamente com mais de 40 oradores de renome, em painéis de discussão e conversas temáticas, traz este aspecto renovador e inovador para esta edição. Pretendemos conquistar os participantes através de uma abordagem diferenciada, inclusiva e sustentável”, sublinha, o investigador e doutorando em Engenharia do Ambiente e idealizador do Circular 23, Denner Déda.

Um dos objectivos do Circular 23 passa por “desmistificar o conceito de economia circular”, promovendo o intercâmbio entre as investigações científicas realizadas pela UC e a prática quotidiana de empreendedores locais.

“O desafio, agora, é chegar a soluções locais de circularidade de acordo com as necessidades globais”, lê-se.

A Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo da UC, bem como a Green2You e a Giesta’s fazem também parte da organização do projecto.

O Circular 23 e o Sustenta UC inserem-se no UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, co-financiado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu.

O evento conta também com o apoio do Portugal Inovação Social.

As inscrições, que podem ser feitas através do ‘link’ www.coimbracircular.com/, são gratuitas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM