COIMBRA,24 de Abril de 2024

Estudantes espanhóis vão decorar espaços da região com mosaicos

20 de Fevereiro 2018 Rádio Regional do Centro: Estudantes espanhóis vão decorar espaços da região com mosaicos

Um grupo de vinte alunos da Escola Superior de Arte e Design de Mérida (Espanha), vai realizar intervenções criativas em espaços públicos da Região Centro, baseadas na arte do mosaico. Neste contexto, estiveram em Ansião, de 15 a 17 de Fevereiro, altura em que aproveitaram para visitar o Complexo Monumental de Santiago da Guarda e o Museu Monográfico de Conímbriga, dando assim início a esta colaboração.

“O objectivo é que, a partir do património de mosaico romano já existente na zona, e que é a sua grande riqueza patrimonial, seja criado património novo e se torne a região mais atractiva do ponto de vista do turismo, tornando-a numa referência na área do mosaico”, refere uma nota do MosaicoLab. Os estudantes, que viajaram para Portugal acompanhados pelo professor e reconhecido mosaísta Santiago Sánchez Junco, regressaram no passado fim-de-semana a Espanha para projectar as intervenções a realizar, após o que voltarão ao nosso país para a sua concretização.

“Ao fazer do mosaico um elemento de ligação entre dois países vizinhos, esta parceria transfronteiriça afigura-se vantajosa para todos os envolvidos, por perspectivar uma possibilidade de desenvolvimento económico para a região de Sicó e, do lado espanhol, por permitir aos alunos novas hipóteses de saídas profissionais”, considera aquela entidade. Previstas estão ainda iniciativas de formação entre os dois países.

A iniciativa é da responsabilidade do MosaicoLab, que pretende promover o desenvolvimento económico e social responsável do eixo geográfico constituído por Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo por base o valioso património de mosaico romano presente na região. Conta ainda com a colaboração do Município de Ansião e do Museu Monográfico de Conímbriga.

O MosaicoLab continua, entretanto, a levar a cabo uma série de workshops de mosaico, que permitem experimentar aquela arte e compreender de forma aprofundada o seu valor estético e cultural. Os interessados podem inscrever-se e obter mais informações sobre o programa e respectivos preços no site mosaicolab.pt, estando disponíveis dois formatos: ocasional (que possibilita a frequência de uma sessão de três horas) e curso (com quatro sessões de três horas ao longo de um mês, em continuidade ao longo dos meses do ano). As sessões decorrem no Museu de Conímbriga.

(Na foto, Humberto Figueiredo, coordenador do MosaicoLab, e o docente espanhol Santiago Sánchez Junco)

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM