A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) promove, no próximo sábado, dia 11 de Outubro – numa parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, a sua equipa de cuidados paliativos comunitários do Baixo Mondego e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, Francisco Gentil –, uma acção de sensibilização sobre a acessibilidade aos cuidados paliativos e a sua importância para a saúde pública.
Na iniciativa, a ter lugar no Alma Shopping (Piso 1), entre as 10h00 e as 18h00, será possível ouvir dois testemunhos de familiares de pessoas que beneficiaram de cuidados paliativos, um no período da manhã (11h00) e outro à tarde (16h00). A organização desta iniciativa, que conta com a participação de docentes e estudantes da ESEUC, da área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, convida «toda a comunidade» a participar «nesta demonstração de compromisso interinstitucional», a informar-se e a ajudar «a exigir o cumprimento de um direito fundamental à dignidade no cuidado».
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, «os cuidados paliativos são uma parte crucial dos serviços de saúde integrados e centrados nas pessoas. Aliviar o sofrimento, seja ele físico, psicológico, social ou espiritual, é uma responsabilidade ética global. Assim, quer a causa do sofrimento seja a doença cardiovascular, o cancro, a falência grave dos órgãos, a tuberculose resistente aos medicamentos, as queimaduras graves, as doenças crónicas em fase terminal, os traumas agudos, a prematuridade extrema à nascença ou a extrema fragilidade da velhice, os cuidados paliativos podem ser necessários e têm de estar disponíveis em todos os níveis de cuidados».
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é assinalado, anualmente, no segundo sábado de Outubro.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM