A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) promove mais uma edição do Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE), um evento que visa fomentar a reflexão, partilha e formação no campo da Educação. O encontro realizar-se-á nos dias 21 e 22 de Março, nas instalações da ESEC, reunindo investigadoras/es, educadoras/es, professoras/es e estudantes para um diálogo interdisciplinar e transformador sobre as práticas educativas.
Sob o tema “Esferas na Educação: A Escola que CremosQueremos”, o EIPE propõe um espaço de debate sobre os desafios e caminhos para o desenvolvimento curricular, a formação inicial de docentes e as políticas educativas. A programação inclui a divulgação de investigações, a partilha de experiências pedagógicas inovadoras e a dinamização de oficinas de formação.
O evento já tem mais de 200 participantes inscritos e integra no seu programa 50 comunicações paralelas, 7 oficinas, duas conferências plenárias e uma mesa redonda.
O EIPE terá início com uma sessão de abertura pelas 9h00 do dia 21 de Março, que contará com intervenções do Vice-Presidente da ESEC, Daniel Roque Gomes, do Presidente da ESEC, Rui Antunes e da representante da Comissão Organizadora, Ana Santiago.
A primeira Conferência Plenária, no dia 21 de Março, será proferida por Carmel Cefai (Universidade de Malta) e abordará o tema “Esferas na educação – Educação emocional nas escolas”. Ainda no mesmo dia, realizar-se-á a Mesa redonda “Esferas na educação – Formação Docente: O Que Queremos e No Que Cremos?” com a participação de Ana Coelho (ESEC), João Pires (ARIPESE) e Manuel Teodósio (FNE).
A Conferência Plenária de dia 22 de Março (sábado), intitulada “Esferas na educação – Equidade e qualidade à luz das políticas educativas internacionais”, será proferida por João Costa, Presidente do Comité de Políticas Educativas da OCDE.
Os principais objetivos do encontro são:
Promover a partilha de práticas e investigações realizadas em diferentes contextos educativos;
Proporcionar formação alinhada com a temática do evento;
Incentivar a reflexão e a investigação como vetores de transformação das práticas em Educação.
O evento destina-se a estudantes dos cursos de Educação Básica, Mestrados em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa, bem como a educadoras/es, professoras/es cooperantes e profissionais da área da Educação.
Mais informações em https://eventos.esec.pt/eipe2025/
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM