COIMBRA,2 de Outubro de 2023

Escolas de Enfermagem de Coimbra apoia universidades da África subsaariana

21 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Escolas de Enfermagem de Coimbra apoia universidades da África subsaariana

Estão, desde ontem, reunidos por dois dias na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), os parceiros do projecto internacional Capacitating Sub-Saharan African Higher Education Institutions to Educate Nursing Students for Sustainable and Innovative Infection Prevention and Control Practices – InfPrev4frica.

Liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e tendo a ESEnfC como instituição co-coordenadora, o projecto visa cooperar com um conjunto de universidades da África subsaariana no sentido da implementação de um processo de ensino-aprendizagem que facilite o desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem ao nível da prevenção e do controlo de infecções associadas aos cuidados de saúde.

O projecto InfPrev4frica, a desenvolver ao longo de três anos e que é co-financiado por fundos da União Europeia (Programa Erasmus +), tem, também, como objectivo central a gestão de resistência antimicrobiana, problema que compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um crescente número de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas, representando uma ameaça à saúde pública mundial.

O projecto, que vai explorar uma vertente de aprendizagem por simulação, procura a melhoria da qualidade do ensino superior em enfermagem na Tanzânia e em Madagáscar, através de um currículo inovador e da melhoria de ferramentas pedagógicas, envolvendo cerca de 70 docentes, 200 enfermeiros e 1200 estudantes das instituições parceiras.

Além da ESEL e da ESEnfC, fazem parte deste consórcio as universidades de Antananarivo e de Mahajanga (ambas de Madagáscar), o Kilimanjaro Christian Medical University College, a Catholic University Of Health And Allied Sciences (dois estabelecimentos da Tanzânia) e a Poznan University of Medical Sciences (Polónia).

Na sessão de abertura deste encontro transnacional, com as boas-vidas do Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, intervieram, entre outros, a investigadora responsável pelo projecto InfPrev4frica, Maria do Rosário Pinto (ESEL), e o professor responsável pelo equipa da ESEnfC, João Graveto.

Também entre os dias 17 e 19 de Julho, a ESEL acolheu os membros do consórcio do projecto InfrPrev4frica, no designado kick-off meeting (reunião inicial).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM