COIMBRA,2 de Março de 2024

ESAC-IPC implementa medidas de eficiência energética e hídrica em quatro edifícios

18 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: ESAC-IPC implementa medidas de eficiência energética e hídrica em quatro edifícios

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) é uma das entidades contempladas com financiamento público pelo Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central – N.º 01/C13-i02/2021, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para melhorar a sustentabilidade e a eficiência energética dos respectivos edifícios. Com um investimento total de cerca de 1,3 M€, a ESAC-IPC irá intervir em quatro edifícios do seu campus: Edifício Central, Loja e Laboratório de Máquinas Agrícolas, Laboratório de Reprodução Animal e Bloco Z-Associação de Estudantes, com vista a melhorar substancialmente os seus níveis de eficiência energética e hídrica, o conforto térmico e a qualidade do ar interior. Paralelamente, visa-se a redução do consumo e da despesa anual com energia, proporcionando melhores condições para as actividades lectivas, de investigação e de serviços que a instituição presta.

No conjunto dos quatro edifícios está prevista a instalação de isolamento térmico em coberturas e paredes; caixilharia de janelas com corte térmico e vidro duplo; iluminação LED inteligente; sistemas de AVAC com elevado desempenho energético; painéis solares térmicos para produção de águas quentes sanitárias; painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de electricidade; e torneiras e fluxómetros de elevado desempenho hídrico.

Com a implementação destas medidas, a ESAC-IPC espera poupar anualmente 402 MWh/ano, evitando o consumo de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo e a emissão para a atmosfera de 155 toneladas de CO 2 . Com este projecto, a ESAC-IPC dá continuidade à sua política de melhoria de eficiência energética, uma prioridade da gestão desde há alguns anos, com resultados efectivos na redução de 30% do consumo de electricidade entre os anos de 2016 e 2022. Além da melhoria das condições infraestruturais, pretende aumentar a sensibilização de toda a sua comunidade académica para práticas comportamentais mais eficientes no uso de energia e da água. Para isso, contará com o envolvimento directo dos docentes e estudantes da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e dos Mestrados em Desenvolvimento Sustentável e em Gestão Ambiental, cursos que incluem a eficiência energética nos seus planos curriculares.

A Agrária de Coimbra ministra actualmente cursos de nível superior nas áreas de agricultura, pecuária, biotecnologia, agroalimentar, agroflorestal, ecoturismo e ambiente. Além do ensino, na ESAC-IPC desenvolvem-se outro tipo de actividades, nomeadamente, investigação, apoio à comunidade, produção agrícola, pecuária e florestal, bem como transformação agroalimentar com produção de diversos produtos inovadores.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM