COIMBRA,19 de Março de 2025

ESAC-IPC assume coordenação de projecto europeu “ECOLUTION”

19 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: ESAC-IPC assume coordenação de projecto europeu “ECOLUTION”

Começou, no início de Fevereiro, o projecto “ECOLUTION” (mastErs COurse on smart sustainability soLUTIONs), liderado pelo Instituto Politécnico de Coimbra e coordenado pelo professor da sua Escola Superior Agrária (ESAC-IPC), António Dinis Ferreira.
Este projecto, que envolve investigadores da Escola Superior Agrária (ESAC) e do Instituto Superior de Engenharia (ISEC), visa desenvolver um curso de mestrado interactivo avançado e certificado, que capacitará indivíduos com as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar num sector em plena expansão: “Sustentabilidade Ambiental Inteligente”. A ideia é que o curso forme quadros tecnicamente competentes no desenvolvimento de tecnologias avançadas com aplicação na área do ambiente, por isso, durante o mestrado, os alunos irão trabalhar na concepção de protótipos de sistemas de monitorização, como sejam sensores IoT (Internet of Things) e drones.
O mestrado está aberto à participação de qualquer pessoa com formação técnica de base em sustentabilidade ambiental, electrónica, eléctrica, informática ou mecânica, tais como estudantes que tenham concluído uma licenciatura nas referidas áreas ou pessoas com experiência profissional equivalente ou superior (mínimo de 5 anos), estando as candidaturas abertas até ao próximo dia 31 de Março.
A proposta deste projecto foi submetida em Maio de 2023, à medida Erasmus+ Key Action 2 (Alianças para a Inovação), por um consórcio constituído por quatro instituições de ensino superior, cinco empresas, três associações e igual número de centros de investigação de toda a Europa (Áustria, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Grécia, Países Baixos, Portugal e Espanha). O projecto, cuja duração prevista é de três anos, foi seleccionado entre centenas de projectos submetidos na mesma convocatória.
Segundo António Dinis Ferreira, coordenador do ECOLUTION, “além do reconhecimento de qualidade conferido pela coordenação do projecto, o mesmo irá permitir fortalecer a rede de contactos internacionais já existente”.
Mais informações sobre o projecto em https://www.ecolutionmsc.eu/.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM