COIMBRA,21 de Junho de 2021

ESAC e ISCAC cooperam no controlo da planta invasora erva-das-pampas

13 de Outubro 2020 Rádio Regional do Centro: ESAC e ISCAC cooperam no controlo da planta invasora erva-das-pampas

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, foi levada a cabo, fruto de uma cooperação entre Escola Superior Agrária (ESAC) e a Coimbra Business School – ISCAC do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a acção de controlo “Campus ISCAC & ESAC livre de erva-das-pampas (Cortaderia selloana)”.

Tratou-se de uma acção simbólica que deu início ao processo para tornar o campus partilhado por ambas as instituições de ensino superior livre de Cortaderia.

Foram iniciados os trabalhos de remoção de todos os indivíduos das ervas-das-pampas aí existentes. Brevemente, as raízes das plantas agora intervencionadas serão eliminadas com a ajuda de máquinas, de forma a evitar que esta invasora recupere. Serão ainda eliminados outros indivíduos de erva-das-pampas entretanto identificados no campus.

Para estas escolas envolvidas, “esta acção revela-se particularmente significativa pelo facto de ambas as instituições integrarem o programa Eco-escolas e de a ESAC ser um dos parceiros do projecto ‘LIFE Stop Cortaderia’, cujo objectivo é precisamente prevenir e conter a disseminação da erva-das-pampas, que, entre outras coisas, causa problemas de saúde pública e está a proliferar ao longo de muitas vias de comunicação no nosso país, provocando também grandes problemas económicos associados à obrigatoriedade da sua remoção”.

Hélia Marchante, docente na ESAC/IPC e investigadora responsável pelo projecto ‘LIFE Stop Cortaderia’, louva esta iniciativa e “espera que possa servir de exemplo para o próprio Município de Coimbra e para outras entidades e proprietários privados avançarem com a remoção desta espécie invasora, de forma a proteger o ambiente e cumprir a legislação em vigor”.

Sublinha ainda que “todos os municípios portugueses foram formalmente convidados a tomarem medidas para se tornarem «Municípios Livres de Cortaderia», em ofício enviado no mês de agosto pelos parceiros portugueses do ‘Life Stop Cortaderia’, mas ainda poucos o fizeram”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM