COIMBRA,1 de Março de 2024

Equality Days da UC querem raparigas para Áreas Tecnológicas e Engenharias

29 de Maio 2023 Rádio Regional do Centro: Equality Days da UC querem raparigas para Áreas Tecnológicas e Engenharias

O programa Equal.STEAM, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC), organiza, entre 30 de Maio e 1 de Junho, os Equality Days, uma iniciativa que visa sensibilizar a comunidade da UC e o público em geral para a temática da igualdade de género e atrair mais raparigas para as áreas STEAM [Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática]. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, e as actividades vão decorrer no Pólo II da UC.

O evento é composto por um conjunto de performances artísticas, que incluem música, teatro, cinema, exposições, workshops e conversas com o objectivo da desconstrução de estereótipos de género.

Os Equality Days decorrem no Pólo II da UC, numa combinação de espaços exteriores e interiores. A maioria das actividades acontece num DOME, localizado no parque de estacionamento este do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

Amanhã, no primeiro dia, pelas 15h30, decorre a sessão de abertura do Equality Days (com a presença da Pró-Reitora da UC para o Planeamento e Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva) e a inauguração da exposição “Glossário Feminista Ilustrado”, no átrio do Departamento de Engenharia Informática. Pelas 21h00, sobe ao palco do Dome, no DEC, a peça teatral “Quorum”, também integrada no Projecto Equal.STEAM.

Na quarta-feira, dia 31, o Dome do DEC recebe os workshops “Impressão Botânica” (10h30) e “Batucada do Ó – Oficina de música de intervenção sobre igualdade de género” (15h00) e a demonstração “Pole Dance – Ferramenta poderosa na desconstrução de estereótipos de género” (16h30). E, pelas 19h00, é exibido, pela primeira vez, o filme “VERTERE: O Ser em (Des)construção”, realizado pelo Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da UC, no âmbito do projecto Equal.STEAM (Auditório Laginha Serafim, também no Departamento de Engenharia Civil).
Por fim, no terceiro e último dia do Equality Days, quinta-feira, 1 de Junho, decorrem o workshop “Tenchi Tessen, meditação em movimento” (10h00, no exterior da Casa Costa Alemão), uma conversa com Capicua (15h00, na Rádio Universidade de Coimbra, com transmissão em directo) e, a fechar, o concerto da rapper portuense (19h00, Dome do DEC).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM