A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil recebeu, ao longo de dois dias, sessões de esclarecimento e capacitação promovidas pelo Banco de Portugal. A iniciativa, que decorreu nos espaços de Tábua e Oliveira do Hospital, focou-se na literacia financeira, dotando os alunos do 10.º e 11.º anos de ferramentas essenciais para a gestão da sua vida económica actual e futura.
Sob o título “Planeamento e Gestão Orçamental & Poupança”, as sessões foram dinamizadas pelo Dr. Carlos Barbosa, da Agência de Viseu do Banco de Portugal, e abordaram temas críticos para o quotidiano dos jovens. Num mundo cada vez mais complexo, a literacia financeira em contexto escolar revela-se fundamental para que os alunos compreendam o valor do dinheiro, aprendam a gerir orçamentos e, sobretudo, saibam evitar o risco de sobreendividamento futuro.
A par destas acções, a EPTOLIVA reforçou o seu compromisso com esta área ao inscrever-se na iniciativa “Mestres do Dinheiro”, um projecto educativo, desenvolvido pelo Banco de Portugal em parceria com o Museu do Dinheiro, que visa promover a literacia financeira, económica e estatística, incentivando o pensamento crítico dos jovens sobre o funcionamento do sistema financeiro.
Importa sublinhar que a “Literacia Financeira e Empreendedorismo” é um dos domínios obrigatórios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sendo integrada na estratégia pedagógica da escola para promover a autonomia económica e a protecção contra fraudes e esquemas financeiros.
Para o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, esta parceria com o Banco de Portugal é mais um sinal da abrangência educativa da escola, que continua a apostar numa formação que vai além do currículo técnico, investindo na formação humana e social dos seus alunos, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho e para os desafios da vida em sociedade.
“A Literacia Financeira é uma ferramenta para a vida e uma competência fundamental para o futuro dos jovens. É por isso que a participação do Banco de Portugal constituiu uma oportunidade única para os alunos da EPTOLIVA, e é mais um forte contributo para a integração plena, para os nossos alunos de diversas origens. Saber gerir recursos, conhecer as diferentes moedas, compreender os impostos e saber investir não são apenas competências técnicas. São pilares de cidadania que preparam os nossos alunos para serem adultos responsáveis, independentes e resilientes perante os desafios da economia global”, concluiu o Presidente.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM