COIMBRA,2 de Março de 2024

EPTOLIVA com proposta de aprovação para dois Centros Tecnológicos Especializados

3 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: EPTOLIVA com proposta de aprovação para dois Centros Tecnológicos Especializados

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil obteve deferimento para a aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE) nas áreas de informática e digital, no âmbito da segunda fase do concurso público das propostas para financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As candidaturas aprovadas na segunda edição do concurso “Investimento RE-C06-i01: Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional” encontram-se ainda a aguardar a decisão final desta fase, por estar a decorrer ainda o período de direito de audiência dos interessados.
A candidatura ao Centro Tecnológico Especializado de Informática, apresentada pela EPTOLIVA, obteve a melhor classificação entre todas as candidaturas aprovadas na região de Coimbra para os Centros Tecnológicos Especializados. Já o Centro de Tecnologias Digitais obteve a melhor classificação entre os CTE desta área, o que reconhece a qualidade dos projectos de investimento apresentados pela Escola Profissional. A EPTOLIVA consegue ainda superar os seus objectivos, pois poderá assim modernizar o polo de Tábua, com um CTE na vertente digital e, a sede em Oliveira do Hospital, com um CTE de informática, conseguindo a abrangência territorial dos dois municípios fundadores, Oliveira do Hospital e Tábua, sendo certo que os CTE’s contribuirão para o desenvolvimento e estratégia educativa dos seus territórios.

O foco nas tecnologias emergentes, robótica, inteligência artificial, realidade virtual, tecnologia de dados, desenvolvimento de software, redes e hardware, assim como os media sociais e a tecnologia de comunicação, estão na base de um investimento de cerca de 3 milhões de euros, para a construção do CTE de Informática e do CTE Digital, que permitirão um salto tecnológico e de modernização em áreas de educação e formação emergentes como são as qualificações em cursos profissionais de Informática e de Multimédia, mas que trarão também uma nova dinâmica a todo o ensino profissional na EPTOLIVA.
Para o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, a proposta de aprovação destas candidaturas “é o justo reconhecimento da qualidade, inovação e visão de futuro que a EPTOLIVA tem demonstrado, alinhado com o seu desígnio 30.30”, que agora poderá ter um acelerado desenvolvimento. “Este significativo apoio financeiro é, sobretudo, uma aposta nas pessoas, nas alunas e alunos que frequentam e querem vir a frequentar o ensino profissional, pois permitirá a formação de profissionais ainda mais qualificados, dotados das competências necessárias para o mercado de trabalho e capazes de dar resposta às crescentes exigências dos sectores tecnológicos”, revela Daniel Costa. “Resta agora aguardar que os procedimentos finais sejam céleres, pois a EPTOLIVA espera fazer acontecer rapidamente, para que possa colocar o investimento no terreno ao serviço das alunas, dos alunos, da comunidade educativa e do país”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM