COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

Encontro Diásporas Mil decorre na Serra da Lousã

9 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Encontro Diásporas Mil decorre na Serra da Lousã

O III Encontro Diásporas Mil da Serra da Lousã realiza-se este sábado, 10 de Junho, Dia de Portugal, na Silveira de Baixo, com um programa cultural, ambiental e cívico.

Com vem sendo hábito, a iniciativa inclui também, junto à capela, às 12h00, um momento litúrgico campal aberto a todos, crentes ou não, desta vez uma “celebração da palavra” por João Luís Lopes, antigo comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã (BML), em louvor de São Lourenço e de homenagem aos silveirenses, designadamente aos que um dia tiveram de emigrar, sobretudo para o Brasil, Estados Unidos, Canadá e Holanda.

Dois amigos do São Lourenço, António Sebastião Carvalho Almeida (bombeiro do quadro de honra dos BML) e o electricista e canalizador Luís Carlos Francisco vão estar presentes, sendo na ocasião merecedores de sentido tributo da Associação São Lourenço.

Nas últimas décadas, estes lousanenses, cada um a seu modo, contribuíram generosamente para a preservação do valioso sítio ambiental, patrimonial e afectivo.

Em meados do século XX, o conjunto formado pelos lugares agropastoris Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba perdeu a totalidade dos habitantes, ficando desde então à mercê de algumas boas ideias de revitalização, que falharam, a que se juntaram atos de vandalismo, incêndios, atentados ambientais e lamentáveis episódios de apropriação indevida de bens que legitimamente pertencem aos serranos e suas famílias.

No cartaz, entre outras, importa destacar ainda as participações de Rita Serra (“Aos Vivos”), investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e especialista em baldios, às 10h15, e de António Marçal (“Serra da Lousã: desenvolvimento, cultura e memória”), antigo presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho e actual líder do Sindicato dos Funcionários Judiciais, às 10h30.

De seguida, às 10h45, é feita pela Cooperativa Arte-Via a pré-apresentação do 6.º Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, que decorrerá em 10 municípios da região, entre 15 e 18 de Junho, homenageando as vítimas dos trágicos incêndios de 2017.

A Merenda das Sementeiras, às 15h00, a cargo da Liga de Amigos do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques (LAMELH), contempla uma exaltação poética, que não figura expressamente no cartaz, pela professora Filomena Martins, das nascentes e mananciais de água públicos, junto à fonte do Largo Armando Marques, construída em 1984.

A Junta de Freguesia tratou da limpeza do recinto e do parque de merendas. A Câmara Municipal, por sua vez, assumiu a reparação do acesso ao local, a partir da EN 236, que liga Lousã e Castanheira de Pêra e que tinha sido danificada pela recente passagem do Rali de Portugal.

Importa salientar que, mais uma vez, o Encontro Diásporas Mil, uma maneira diferente de celebrar o Dia de Portugal no país do interior montanhoso, de onde saíram milhares de portugueses em busca de vida melhor por esse mundo fora, reflecte um conceito de persistente unidade associativa, congregando o trabalho de diferentes instituições locais, com destaque para o jornal Trevim, a Arte-Via, a LAMELH e a entidade organizadora.

A São Lourenço – Associação de Naturais e Amigos da Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba convida todos os amigos e amigas da Serra da Lousã, em especial os que têm raízes nas Silveiras e demais serranos, a associarem-se a este programa diversificado. Basta levares farnel e alegria.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM