COIMBRA,16 de Abril de 2024

“(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões!” na Biblioteca de Almalaguês

27 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: “(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões!” na Biblioteca de Almalaguês

A Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês acolhe, no próxima segunda-feira, dia 31 de Outubro, às 21h00, um serão cultural motivado pela celebração do Halloween e pelo fomento das relações intergeracionais entre os habitantes desta freguesia de Coimbra. O “(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões” vai demonstrar algumas das iniciativas implementadas na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês em contexto local.

Prosseguindo com o sucesso das edições anteriores, após uma interrupção de dois anos devido à pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove mais um serão cultural intergeracional intitulado “(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões”, na próxima segunda-feira, dia 31 de Outubro, às 21h00, na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês, instalada na Associação Desportiva e Cultural local. Neste encontro entre gerações, que celebra o Halloween, vão ser apresentados à comunidade as tradições, estórias, jogos e alguns dos testemunhos recolhidos no decurso das tertúlias mensais, que decorrem na Biblioteca Anexa e que contam com a participação da população idosa, intituladas “Trico(n)tando estórias”.

Já os mais pequenos vão ter a oportunidade de partilhar com o público as vassouras criadas no âmbito do desafio “Zás, pás, trás e uma fantástica vassoura de bruxa/o criarás!” proposto pela CM de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, às crianças que frequentam o ensino pré-escolar do Centro de Bem Estar Social, a escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os leitores da Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês. Como é noite de Halloween, as cerca de cinco dezenas de vassouras criadas no âmbito do desafio municipal vão acompanhar os seus criativos e empenhados autores de “palmo e meio” no desfile de Halloween para, depois, ficarem expostas na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês. Neste serão cultural a narração oral vai estar a cargo das contadoras de estórias Liliana Machado e Helena Amaral e de um grupo de mulheres, entre os 60 e os 80 anos, que habitualmente participam na iniciativa “Trico(n)tando estórias”.

O palco da Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês vai receber ainda momentos de dança, a cargo de Laura Rodrigues, de Gabriela Elias e de Matilde Duarte. A noite de Halloween vai tornar-se ainda mais assustadora, fruto das pinturas faciais que serão levadas a cabo por representantes da Associação de Pais da EB 1 de Almalaguês.

Com entrada livre, nesta iniciativa cruzam-se em palco miúdos e graúdos, numa acção protagonizada por gente da terra que se une e se apresenta com vivacidade e com um sentido de comunidade que nos leva a viajar entre o passado e o presente, num serão com muita animação.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM