COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Encontro de Gaiteiros em Coimbra presta homenagem a Zeca Afonso

18 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Encontro de Gaiteiros em Coimbra presta homenagem a Zeca Afonso

Amanhã e sábado, mais de 150 gaiteiros, provenientes de 20 grupos distintos de todas as regiões de Portugal, estarão reunidos no VIII Grande Encontro de Gaiteiros de Almalaguês, em Coimbra. O evento, organizado pela Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês em parceria com a Comissão de Festas do Mártir São Sebastião 2024 e a Junta de Freguesia de Almalaguês, destaca-se pela realização de um concerto de tributo a Zeca Afonso.

A organização expressou o desejo de que este encontro contribua para consolidar Coimbra como uma referência no fenómeno cultural dos gaiteiros, salientando as características únicas deste movimento, que ultrapassa as fronteiras das áreas rurais.

O evento, considerado o maior do género em Portugal, tem como objectivo resgatar a memória de antigos gaiteiros, recolher e recuperar gaitas antigas e repertórios tradicionais. Os gaiteiros, figuras presentes nos eventos mais importantes da tradição académica, nomeadamente nas festas estudantis da Latada e Queima das Fitas da Universidade de Coimbra, participarão em concertos, artes plásticas ao vivo, workshops, palestras, arruadas, desfiles, exposição de instrumentos tradicionais, bailes gaiteiros e foliadas.

Durante o encontro, será prestada homenagem a dois antigos gaiteiros da região Centro, incluindo o criador do “Hino da Gaita de Fole”, que será interpretado por todos os gaiteiros presentes. A organização destaca a representação de todas as regiões de Portugal, onde os gaiteiros estarão unidos na execução de temas tradicionais da região de Coimbra, com destaque para o “Hino da Gaita de Fole” e o “Passodobrado”.

Um dos momentos altos do evento será o concerto de tributo a Zeca Afonso, com a participação de Mário Mata e amigos do Zeca. Todos os gaiteiros vão interpretar em conjunto o tema “Grândola Vila Morena”, numa homenagem especial no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM