Novos membros do Conselho Directivo do ISMT, presidente e representantes da CIM RC e presidente cessante do ISMT marcaram presença na cerimónia de apresentação, que decorreu esta sexta-feira na sede do Instituto.
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, apresentou hoje o seu novo Conselho de Direcção, numa cerimónia que contou com a presença de várias figuras de destaque da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). A sessão, que teve lugar no edifício do Largo da Cruz de Celas, marcou o início de uma nova etapa para o instituto, após um longo período de indefinições legais e administrativas.
O novo presidente do Conselho de Direcção, Manuel Castelo Branco, ex-presidente do Coimbra Business School – ISCAC, foi nomeado pela CIM-RC, sucedendo a Luís Marinho, que liderou a instituição em condições adversas. Ao lado de Castelo Branco, Dulce Simões e Humberto Oliveira assumem as vice-presidências, enquanto Miguel Fonseca e João Henriques foram nomeados vogais.
Luís Marinho, presente na cerimónia em representação da anterior comissão de gestão, recebeu agradecimentos públicos pelo seu empenho à frente do ISMT. “Quero agradecer publicamente a Luís Marinho, que em condições extremamente adversas, manteve esta instituição com zelo, dedicação e amor à camisola”, afirmou Emílio Torrão, presidente da CIM-RC. “Deixou uma herança positiva, com saldo financeiro favorável e recorde de inscrições, apesar das contingências que enfrentou”, referiu.
Desafios persistem
Apesar do balanço positivo, Emílio Torrão também fez questão de apontar os desafios que ainda se colocam ao ISMT, referindo que “existem contingências que precisamos de resolver”. “O instituto passou por um período crítico de indefinição, alheio à sua própria gestão, mas que derivou das complexidades entre a natureza privada da instituição e a sua ligação à entidade pública da CIM-RC”, explicou o presidente da CIM Região de Coimbra, destacando ainda que “essas entropias são difíceis de superar, mas estamos aqui para isso”.
Manuel Castelo Branco: uma nova visão para o ISMT
Durante a sua intervenção, Manuel Castelo Branco expressou optimismo em relação ao futuro, assumindo a “enorme responsabilidade” de liderar uma instituição que descreveu como “uma casa de prestígio quase centenária, fundada por Bissaya Barreto”. O novo presidente elogiou a qualidade dos cursos e o corpo docente, e deixou claro que a escola “quer ser um factor de desenvolvimento para os 19 municípios da CIM-RC”.
“Temos um potencial enorme, não só pelos cursos de excelência, mas também pela nossa capacidade de responder às necessidades concretas dos municípios”, afirmou Castelo Branco. O novo presidente referiu ainda planos para reforçar a oferta formativa com cursos breves e pós-graduações direccionadas às necessidades locais.
Emílio Torrão reforçou a importância estratégica do ISMT para a região de Coimbra, sublinhando que “este instituto é uma entidade de referência para a cidade e para a Câmara Municipal de Coimbra”. “Estamos profundamente empenhados para que este mandato seja um sucesso e para que o ISMT seja um factor de desenvolvimento da região. O Manuel Castelo Branco é uma pessoa de causas e tenho certeza de que abraçou esta com total dedicação”, finalizou o presidente da CIM.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM