COIMBRA,18 de Abril de 2024

Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V em pleno funcionamento

11 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V em pleno funcionamento

Retomou, ontem (10), o normal funcionamento do elevador do Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, depois de estar parado para reparação.
O elevador dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), inaugurado em 2001, liga a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (junto ao Mercado Municipal) à Rua Padre António Vieira, e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 21h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 21h00.
Os SMTUC informam que, a partir de agora, o título de transporte “deve ser sempre validado junto do equipamento portátil do ascensorista”. O elevador, para além dos portadores do “Cartão Centro Histórica”, pode ser utilizado por todos os munícipes “mediante a validação de um título de transporte válido (pré-comprados, passes sociais constantes do tarifário em vigor à data ou bilhete de bordo adquirido na Loja SMTUC do Mercado)”.
Com o Cartão Centro Histórico os utentes podem viajar, gratuitamente, no elevador do Mercado Municipal, mediante a apresentação aos ascensoristas, do Passe Social Especial “Centro Histórico”, tendo como suporte o cartão Coimbra ConVIDA personalizado, a emitir pelos SMTUC, cujo custo é de seis euros, com carregamento gratuito e validade de 12 meses, contados a partir da data de carregamento do respectivo cartão de suporte.
Mais se informa que, para a emissão e personalização do cartão de acesso, é necessário apresentar na Loja dos SMTUC (junto à base do elevador do Mercado), uma declaração da Junta de Freguesia atestando o recenseamento e a residência na zona de atribuição do Passe Social Especial “Centro Histórico”. O Passe Social Especial “Centro Histórico” permite, para além do acesso ao elevador, circular na Linha Azul.
Para a obtenção do “Cartão Centro Histórico” consideram-se residentes e recenseados na Alta os munícipes das seguintes freguesias: Junta de Freguesia de Almedina, tendo como limites a Couraça de Lisboa, Rua da Estrela, Rua Fernandes Tomás, Rua de Sobre Ripas, Rua de São João, Rua de São Pedro e Rua da Alegria (até ao n.º 99), Junta de Freguesia da Sé Nova, tendo como limite a Couraça dos Apóstolos. Inclui-se, também, a Rua Padre António Vieira desde a confluência da Couraça dos Apóstolos até ao edifício da Polícia Municipal (nº 10A inclusive) e à Junta de Freguesia de São Bartolomeu, mas apenas os residentes na Rua do Colégio Novo.
O elevador, que constitui uma estrutura fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa e a Alta de Coimbra, apresenta um percurso misto composto por um elevador vertical nos primeiros 20 metros e por um elevador em plano inclinado até ao topo, aos 51 metros.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM