A Câmara Municipal da Batalha solicitou a reprogramação das verbas inscritas no pacto para o desenvolvimento e coesão territorial para Região de Leiria, no período de 2014 a 2020, anunciou a autarquia.
Através desta opção, o Município pretende recuperar alguns dos projectos inscritos no referido plano que se encontravam sem dotação orçamental e que, por esta via, possibilitarão a execução da ecovia “Collipo ao Vale do Lena”, que ligará as freguesias da Batalha e da Golpilheira. Desta operação, inclui-se ainda a construção de uma nova ponte pedonal junto ao açude da Batalha, possibilitando a sua travessia através de bicicleta e unindo o Parque dos Infantes à zona desportiva.
“O referido percurso pedestre, que apresentará uma extensão de cerca de 7,5 km, pretende revestir-se como mais factor de atração capaz de diversificar a oferta turística concelhia, promovendo a dinamização e a preservação do património material, bem como a sustentabilidade ambiental e dos recursos. Registe-se que ideia base do traçado da ecovia, partiu de um projecto elaborado por alunos do Curso de Turismo do Agrupamento de Escolas da Batalha”, refere uma nota da edilidade.
Para Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a construção desta ecovia vai traduzir-se na criação de mais um projecto de âmbito cultural e ambiental de relevo para o concelho da Batalha e para região”. O autarca destaca ainda que a nova ponte que integra este projecto se revestirá como “uma mais-valia quanto ao reforço da mobilidade pedonal que a Batalha passará a oferecer”.
A concretização deste projecto representa um investimento de cerca de 300.000 euros, financiados através de fundos comunitários.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM