COIMBRA,19 de Abril de 2024

Ecoponto itinerante já circula em três freguesias de Condeixa

4 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Ecoponto itinerante já circula em três freguesias de Condeixa

Um novo ecoponto itinerante para recolha selectiva de resíduos e valorização de materiais com potencial de reutilização já começou a circular entre as freguesias de Ega, Anobra, Sebal e Belide, no concelho de Condeixa.

O projecto Eco.JUNTAR+ resulta de uma candidatura apresentada em 2021, em que o promotor é a Junta de Freguesia de Ega, em parceria com a Junta de Freguesia de Anobra e da União de Freguesias de Sebal e Belide, com o apoio técnico e logístico operacional do Município de Condeixa-a-Nova.

“É um sistema inovador que, além de melhorar a eficiência da recolha selectiva de resíduos, facilitando o acesso dos munícipes aos equipamentos de recolha, procura promover a valorização e aproveitamento dos materiais com potencial de reutilização para uma maximização da vida útil. Todos os esforços para promover uma sociedade mais consciente ambientalmente são preciosos”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, na entrega do novo equipamento, na última terça feira, na freguesia da Ega, com a presença dos presidentes das Juntas e União de Freguesias envolvidas.

Refira-se que a candidatura do projecto, entretanto aprovada, ficou em segundo lugar a nível nacional e apresenta um “conceito idêntico ao do ecoponto móvel ‘eco.Rupi’ mas, neste caso, recorrendo a um equipamento maior, um contentor de 30 m3, com uma itinerância mensal, entre as três freguesias parceiras”, explicou a vereadora Ana Manaia, que tutela o pelouro da sustentabilidade ambiental e economia circular.

O Município de Condeixa-a-Nova dará apoio para a rotação/transporte do equipamento entre freguesias e apoio operacional para a recolha dos resíduos, sempre que necessário.

O projeto Eco.JUNTAR+ tem como objectivo principal promover a recolha selectiva de vários tipos de produtos, nomeadamente pequenos electrodomésticos, pequenos equipamentos informáticos, pilhas e acumuladores, tinteiros e toners, loiças, espelhos e vidro plano, embalagens contaminadas com tintas, vernizes e colas, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas tubulares, têxteis, óleos alimentares usados, embalagens de papel e cartão, cabos eléctricos, entre outros.

Simultaneamente, o projecto prevê ainda a realização de diversas acções de educação e sensibilização complementares, que contribuirão para o desenvolvimento de bancos de reutilização e disponibilização destes produtos valorizados a famílias carenciadas e instituições de solidariedade.

O projecto Eco.JUNTAR+ resulta de uma candidatura efectuada ao Fundo Ambiental.
Este novo equipamento móvel resulta de investimento efectuado pelas 3 Juntas de freguesias parceiras neste projecto, no valor total de 21.525,00 euros (iva Incluído), e é comparticipado a 85% pelo Fundo Ambiental.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM