O Ecocentro Municipal da Lousã assinalou, ontem (25), um mês de funcionamento. Este equipamento, instalado na Zona Empresarial do Alto do Padrão, é um local onde os munícipes podem depositar gratuitamente os resíduos que, pelas características e dimensões, não podem ser depositados nos contentores de lixo ou ecopontos disponíveis na via pública.
De referir que, durante este primeiro mês de funcionamento, foram encaminhados para reciclagem 1680 Kg de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).
Com um potencial médio de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos, contendo não apenas plásticos e metais ferrosos, mas, também, outro tipo de metais.
No que respeita aos “monos”, foram recepcionados e encaminhados 6 400kg, sendo de destacar o complemento efectuado entre este equipamento e o serviço gratuito de recolha destes resíduos disponibilizado pela autarquia.
No Ecocentro foram também já depositados 6.580kg de madeira, que foram encaminhados para transformação em aglomerado.
Já relativamente aos resíduos de construção e demolição, foram encaminhados 3.500kg. No Ecocentro, para além dos resíduos já referidos, poderá ser depositado papel e cartão, plástico, vidro, resíduos metálicos (vulgo sucatas), resíduos verdes, entulhos, pilhas/baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, óleos alimentares usados e óleos minerais.
O Ecocentro Municipal da Lousã, um importante equipamento ambiental, funciona de terça a sexta feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e aos sábados das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM